Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula retorna ao Nordeste após baixa popularidade em seu reduto eleitoral; veja data

Na região, segundo a pesquisa do Datafolha, percentual de eleitores que avaliam a gestão como ótima ou boa caiu de 49% para 33%.

Gabriel Alves

14 de março de 2025 às 09:41   - Atualizado às 09:49

Lula com chapéu de nordestino em frente ao público.

Lula com chapéu de nordestino em frente ao público. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltará ao Nordeste na próxima semana para cumprir agendas de entregas de obras públicas. A visita ocorre em meio à queda de sua popularidade, inclusive na região, onde historicamente conta com forte apoio.

A previsão é de que Lula chegue ao Rio Grande do Norte na próxima quarta-feira, 19 de março, para inaugurar a Barragem de Oiticica, localizada no município de Jucurutu, no interior do estado. 

O evento contará com a presença de auxiliares do presidente e da governadora Fátima Bezerra (PT), aliada do petista.

O retorno de Lula ao Nordeste acontece cerca de um mês após sua última visita à região. No dia 14 de fevereiro, ele esteve na Bahia para inaugurar a Adutora da Fé, em Paramirim.

Popularidade de Lula em queda no Nordeste

Uma pesquisa do instituto Datafolha, divulgada em 14 de fevereiro, apontou uma queda na aprovação do governo Lula. 

Veja Também

Segundo o levantamento, apenas 24% dos eleitores avaliam a gestão como ótima ou boa, enquanto 41% consideram ruim ou péssima. 

Outros 32% classificam o governo como regular e 2% não souberam ou não responderam.

No Nordeste, o apoio ao presidente também diminuiu. O percentual de eleitores que avaliam a gestão como ótima ou boa caiu de 49% para 33%. A margem de erro para a região é de quatro pontos percentuais.

Os números representam o pior nível de aprovação de Lula em seus três mandatos. A reprovação também atingiu um recorde histórico. 

Antes, o pior índice de aprovação havia sido registrado em outubro e dezembro de 2005, durante a crise do mensalão, quando chegou a 28%. 

Já a maior taxa de reprovação anterior ocorreu em dezembro de 2024, quando 34% classificaram o governo como ruim ou péssimo.

  • Ótimo/bom: caiu de 35% para 24%;
  • Regular: subiu de 29% para 32%;
  • Ruim/péssimo: aumentou de 34% para 41%;
  • Não sabem: oscilou de 1% para 2%.

A perda de apoio ao governo foi registrada em diversos segmentos da população. Tanto entre homens quanto entre mulheres, a aprovação caiu para 24%. Em dezembro, os índices eram de 33% e 38%, respectivamente.

Entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos, a aprovação despencou de 44% para 29%. A margem de erro desse grupo é de três pontos percentuais.

Já entre aqueles com ensino fundamental, a aprovação sofreu uma queda ainda mais expressiva, caindo de 53% para 38%. A margem de erro desse segmento é de quatro pontos percentuais.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:12, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter