Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula pede estudos para avaliar tarifa zero em ônibus no Brasil

A ideia, que surge a menos de um ano e meio das eleições de 2026, pode se tornar uma das bandeiras mais fortes do governo.

Redação

18 de setembro de 2025 às 20:42   - Atualizado às 20:43

Presidente Lula segurando um ônibus de brinquedo.

Presidente Lula segurando um ônibus de brinquedo. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu à sua equipe econômica que avalie caminhos para reduzir ou até acabar com a cobrança de tarifas de ônibus no Brasil. A ideia, que surge a menos de um ano e meio das eleições de 2026, pode se tornar uma das bandeiras mais fortes do governo.

O tema voltou à mesa após conversas do presidente com aliados próximos, entre eles o deputado federal Jilmar Tatto, que defende a gratuidade no transporte público.

Lula se inspirou em uma proposta apresentada em 2012, quando Fernando Haddad, hoje ministro da Fazenda, concorreu à Prefeitura de São Paulo. Na época, o plano previa financiar o transporte gratuito por meio de um valor adicional sobre a gasolina. Cada litro vendido teria o acréscimo de R$ 1 para custear as passagens de ônibus.

A economia daquele momento, com combustíveis mais baratos, facilitava a discussão. Hoje, o cenário é mais complicado, o que exige novos cálculos para medir custos e impactos.

O presidente pediu que Haddad aprofunde os estudos sobre a possibilidade de financiar o sistema. Lula ouviu do deputado Jilmar Tatto que o modelo atual está em crise. Segundo ele, as passagens ficam cada vez mais caras, o número de passageiros diminui e, com isso, as empresas pressionam por novos aumentos. Esse círculo vicioso, segundo o parlamentar, ameaça a sustentabilidade do transporte coletivo no país.

Veja Também

Apesar do interesse em uma tarifa zero em todo o Brasil, parte da equipe econômica avalia adotar medidas mais limitadas. Entre as opções em análise, está oferecer transporte gratuito em dias específicos, como domingos e feriados. O modelo já funciona em algumas capitais brasileiras e pode servir como experiência inicial.

Hoje, algumas cidades também oferecem benefícios parecidos. Em São Paulo, Brasília, Belém e Vitória, os passageiros já podem andar de ônibus sem pagar aos domingos. Curitiba, por sua vez, adota a meia tarifa nesses dias. Esses modelos fazem parte das referências analisadas pelo governo federal.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:15, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter