Lula e Luciana Santos.
Horas antes da abertura oficial do 16º Congresso do PCdoB, o saguão de entrada do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, recebeu delegações de todas as regiões do país.
O auditório recebeu mais de mil delegados e militantes para a cerimônia de abertura. A mesa principal contou com a presença de vinte lideranças políticas, entre elas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidenta do PCdoB e ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a ministra Gleisi Hoffmann, o ministro Paulo Teixeira, o deputado Renildo Calheiros e o prefeito de Recife, João Campos. Também participaram representantes internacionais, como Rolando Ernesto Yero Travieso, do Partido Comunista de Cuba, e Wang Jialei, do Partido Comunista da China.
Cerca de trinta lideranças, incluindo parlamentares e dirigentes do PCdoB, estiveram presentes atrás do palco, entre eles Jandira Feghali, Walter Sorrentino, Alice Portugal, Orlando Silva e Márcio Jerry. Movimentos sociais como UNE, UBES, UJS e Contag também foram representados, além de convidados como André Basbaum, presidente da EBC, e Tanara Lauschner, reitora da Universidade Federal do Amazonas.
Durante a abertura, o presidente do PT, Edinho Silva, mencionou a aliança entre PT e PCdoB como base para um projeto nacional. Luciana Santos destacou a parceria entre os partidos desde 1989, citando o dirigente João Amazonas.
O representante do Partido Comunista da China, Wang Jialei, leu uma mensagem enviada pelo Comitê Central chinês em apoio ao 16º Congresso do PCdoB, mencionando os avanços sociais no Brasil e propondo o aprofundamento das relações bilaterais.
O presidente Lula encerrou a cerimônia com um discurso de aproximadamente trinta minutos. Durante sua fala, saudou o dirigente comunista Renato Rabelo e ressaltou a importância do diálogo dos militantes com a população.
3
08:34, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.
mais notícias
+