Pernambuco, 03 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula diz que vai ouvir demandas de empresários em discussão sobre fim da escala 6x1

O presidente esteve na abertura do Encontro Internacional da Indústria da Construção (Enic).

Ricardo Lélis

19 de maio de 2026 às 17:52   - Atualizado às 17:52

Presidente Lula.

Presidente Lula. ( Foto: Ricardo Stuckert / PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a redução da jornada de trabalho será feita de forma colaborativa, com o governo federal atento às demandas específicas de cada setor econômico, de forma a beneficiar a sociedade como um todo.

A declaração foi feita após Lula ter recebido, em São Paulo, uma pauta de reivindicações da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), nesta terça-feira (19), durante a abertura do Encontro Internacional da Indústria da Construção (Enic).

“Não se escondam de fazer qualquer proposta para nós. A construção civil é imprescindível para o futuro deste país. Em qualquer momento histórico, ela é quem gera emprego com mais facilidade. É ela quem pode fazer as coisas acontecerem”, disse o presidente.

Especificidades de cada categoria

Na sequência, Lula disse que o governo estará atento às reivindicações relacionadas à redução da escala 6 por 1, que possibilitará, aos trabalhadores brasileiros, ter dois dias de descanso semanal.

“A jornada de trabalho vai ser aplicada levando em conta a especificidade de cada categoria. Ninguém vai impor isso na marra. É preciso respeitar a realidade de cada categoria, de cada profissão, de cada setor econômico, para fazer as coisas resultarem no benefício que nós queremos para a sociedade brasileira”, disse ele, na tentativa de transmitir segurança aos empresários do setor.

Veja Também

“Não fiquem assustados com o fim da escala 6 por 1. Isso é algo necessário, porque hoje o povo quer mais tempo para ficar em casa; quer mais tempo para o lazer; quer mais tempo para estudar e para namorar. Isso normal porque a sociedade tem avançado muito, com os avanços tecnológicos”, acrescentou.

Dirigindo-se aos empresários da construção civil, Lula disse que precisa deles para gerar empregos, bem como para construir casas e tocar obras de infraestrutura.

“E vocês precisam de mim para fazer financiamento. É uma via de duas mão. Eu dou e recebo, e vocês dão e recebem, porque, se não for assim, não funciona”.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:40, 03 Out

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Presidente do TSE, Nunes Marques
Eleições

Nunes Marques, presidente do TSE, fará pronunciamento no rádio e na TV neste sábado (3)

No pronunciamento, que será exibido às 20h30 e terá cinco minutos de duração, o ministro deverá convocar os eleitores a comparecerem às urnas para exercer o direito de votar.

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre
Proposta

Davi Alcolumbre coloca análise da PEC do fim da escala 6x1 na pauta do Senado só após 1º turno

A discussão envolve mudanças na organização da jornada semanal de trabalho e nas condições de descanso dos profissionais, além dos possíveis impactos para empregadores e diferentes setores da economia.

Transporte das urnas eletrônicas.
Transferência

TRE-PE começa a distribuição de urnas eletrônicas para os locais de votação

O transporte acontece ao mesmo tempo nos 18 polos eleitorais e termina neste sábado (3), véspera da eleição.

mais notícias

+

Newsletter