A orientação, porém, é evitar que a mobilização partidária seja levada para dentro das igrejas, especialmente durante cultos ou em espaços ligados diretamente à estrutura dos templos
Lula sendo abençoado durante evento religioso Foto: Reprodução
A estratégia de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a disputa pela reeleição em 2026 deverá incluir iniciativas voltadas ao eleitorado evangélico.
A orientação, porém, é evitar que a mobilização partidária seja levada para dentro das igrejas, especialmente durante cultos ou em espaços ligados diretamente à estrutura dos templos.
A informação foi divulgada pela jornalista Jussara Soares, da CNN Brasil. A proposta prevê uma aproximação com eleitores evangélicos em ambientes externos, com ações que busquem apresentar propostas da campanha sem interferir nas atividades religiosas.
A decisão ocorre diante de números da pesquisa Quaest divulgada em 14 de agosto. O levantamento mostra diferenças entre os segmentos religiosos no primeiro turno: Lula aparece com 47% das intenções de voto entre os católicos, enquanto Flávio Bolsonaro (PL-RJ) registra 27%. Entre os evangélicos, o cenário apresentado pela pesquisa é inverso, com 43% para o senador e 24% para o atual presidente.
O coordenador do Setorial Inter-religioso do PT, Gutierres Barbosa, afirmou que a atuação da campanha deverá respeitar os espaços religiosos. “O púlpito é sagrado. Vamos respeitar”, pontuou.
Entre as possibilidades avaliadas está a realização de um evento gospel no Rio de Janeiro, sob liderança da deputada federal e candidata ao Senado Benedita da Silva (PT-RJ), que tem trajetória ligada à Igreja Presbiteriana Betânia.
Outra frente prevista é a criação de comitês populares comunitários. A ideia é apresentar programas federais, como o Pé-de-Meia e o Desenrola Brasil, além da ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda e da proposta de encerramento da escala de trabalho 6×1, relacionando essas medidas a temas como proteção familiar e dignidade social.
A campanha também pretende ampliar ações contra a circulação de notícias falsas em redes e comunidades evangélicas.
A estratégia inclui ainda elementos culturais ligados ao segmento gospel. O jingle “Tapete Vermelho”, interpretado pela cantora Lina Luz, foi utilizado na abertura oficial da campanha em São Bernardo do Campo (SP). Na ocasião, a primeira-dama Janja da Silva e o pastor Kleber Lucas participaram da apresentação da música.
A aproximação com a cultura gospel também dialoga com uma medida adotada pelo governo federal. Em dezembro de 2025, Lula assinou um decreto que reconheceu a cultura gospel como manifestação integrante da cultura nacional.
Com as novas ações, a campanha pretende ampliar o diálogo com eleitores evangélicos, mantendo a orientação de separar a atividade político-partidária das celebrações e estruturas internas das igrejas.
1
2
3
4
17:51, 19 Ago
27
°c
Fonte: OpenWeather
O material tinha como objetivo reunir os números dos nomes que, segundo a publicação, deveriam ser lembrados pelos eleitores no momento da votação
Pelas regras atuais, cabe ao Senado Federal receber e conduzir processos contra os magistrados do Supremo Tribunal Federal.
Clarissa Oliveira avaliou que a presença do público teria sido resultado de uma mobilização previamente organizada pela campanha
mais notícias
+