Pernambuco, 25 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula escolhe Teresa Leitão para liderança do governo no Senado após saída de Jaques Wagner

O parlamentar baiano deixou o cargo após se tornar alvo de uma operação da Polícia Federal relacionada ao caso Master.

Redação

25 de junho de 2026 às 12:02   - Atualizado às 12:05

Teresa Leitão e Lula.

Teresa Leitão e Lula. Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a escolha da senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado Federal. A decisão foi divulgada pelo próprio presidente por meio das redes sociais.

"Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros", disse o presidente.

A mudança acontece em um momento de grande movimentação política em Brasília. Teresa Leitão substituirá o senador Jaques Wagner (PT-BA), que deixou a liderança após se tornar alvo de uma operação da Polícia Federal relacionada ao caso Master.

Ao confirmar a nomeação, Lula destacou que a senadora terá a responsabilidade de conduzir o diálogo entre o governo federal e os parlamentares em torno de propostas consideradas prioritárias para a gestão. Entre os temas mencionados pelo presidente estão projetos em tramitação no Congresso que tratam do fim da escala de trabalho 6 por 1 e da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança.

A escolha reforça o espaço político de Pernambuco dentro do governo federal. Teresa Leitão se torna uma das principais vozes do Executivo no Senado e passa a atuar diretamente nas negociações que envolvem matérias estratégicas para a administração petista.

Veja Também

A função de líder do governo exige capacidade de articulação e diálogo permanente com diferentes grupos políticos. O ocupante do cargo atua como uma espécie de ponte entre o Palácio do Planalto e os senadores, acompanhando votações, defendendo projetos e construindo acordos para viabilizar a aprovação de propostas consideradas relevantes pelo Executivo.

Agora, além de representar seu estado no Senado, Teresa assume uma missão nacional ao liderar a articulação política do governo na Casa.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:31, 25 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Eduardo da Fonte recebe apoio de prefeitos de Venturosa e Inajá.
Articulação

Prefeitos de Venturosa e Inajá declaram apoio a candidatura de Eduardo da Fonte ao Senado

A estratégia amplia o alcance do deputado tanto no Sertão quanto no Agreste, duas regiões importantes para a disputa eleitoral em Pernambuco.

Encontro entre Donald Trump e Lula nos EUA
Encontro

Brasil e EUA definem data de reunião para discutir tarifaço após conversa entre Lula e Trump

Segundo o Palácio do Planalto, o telefonema ocorreu de forma cordial e serviu para abrir um novo canal de diálogo entre Brasília e Washington.

Pesquisa da Quaest de segundo turno ao Governo de Pernambuco.
Levantamento

Pesquisa Quaest mostra Raquel Lyra com 47% e João Campos 37% em cenário de segundo turno

O resultado mostra vantagem de 10 pontos da governadora na simulação de uma eventual disputa direta contra o ex-prefeito do Recife.

mais notícias

+

Newsletter