Pernambuco, 25 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula: "É preciso acabar com a falácia de que o pequeno agricultor é incompetente"

O presidente lançou o programa Solo Vivo, que tem o objetivo reduzir as desigualdades do campo, melhorando o acesso às tecnologias.

Everthon Santos

25 de maio de 2025 às 08:21   - Atualizado às 08:21

Presidente Lula.

Presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste sábado, 24 de maio, em Campo Verde (MT), do lançamento do programa Solo Vivo, que tem o objetivo de recuperar áreas degradadas destinadas à agricultura familiar mato-grossense.

A iniciativa conta com investimento inicial do Governo Federal de R$ 42,8 milhões e busca melhorar a qualidade dos solos, aumentar a produtividade das lavouras, fortalecer a geração de renda e promover a permanência das famílias no campo.

Durante a cerimônia, também foram entregues máquinas agrícolas e retroescavadeiras – ação que integra o programa Solo Vivo –, além de 78 títulos para assentamentos de reforma agrária.

Durante discurso, o presidente Lula destacou que as entregas representam um passo importante para reduzir as desigualdades do campo, melhorando o acesso às tecnologias.

"Eu queria dizer para vocês o gesto que foi feito hoje aqui entregando essas máquinas para poder melhorar a capacidade produtiva de vocês e melhorar a qualidade da terra. O que essas máquinas vão provar é que não é que o pequeno agricultor é incompetente e o grande produtor é competente. É preciso acabar com essa falácia. O que o pequeno produtor não tem é as mesmas condições de comprar os equipamentos que tem o grande produtor”, afirmou o presidente

Veja Também

Para Lula, o programa Solo Vivo é mais um passo para garantir mais igualdade e segurança alimentar.

“Na hora que você permite que a tecnologia que os grandes usam chegue aos pequenos, os pequenos terão chance de produzir a mesma quantidade e com muito mais amor, porque não estão pensando só em vender, estão pensando em coisas para comer também. Isso é um dado diferente. Portanto, essa entrega de títulos e essa entrega de máquinas é um novo começo das coisas que vão acontecer no Brasil”, disse Lula.

“Hoje eu assumi o compromisso de voltar, depois da primeira colada (fase inicial da produção), nesses companheiros do Projeto Solo Vivo. Assim que chover, que começarem a brotar as coisas que eles plantaram, eu quero voltar aqui para tirar fotografia e mostrar o que acontecerá nesse país se a gente investir igualmente em todos”, completou Lula.

Melhorias

Para a agricultora Olivede de Alcântara, o Solo Vivo vai ajudar a agilizar a produção.

“Esses solos aqui dessa região são todos muito carentes. Recuperando esse solo você vai ter mais possibilidade, maior plantio, melhor qualidade de produção. Poder trabalhar sem gastar tanto na hora do plantio. Você usa semente e uma calagem de adubo está bom porque a terra já está bem boa”, disse.

Na primeira etapa de implementação do programa, entre 800 e 1.000 famílias serão atendidas, em propriedades com média de 10 a 15 hectares cada, dentro de assentamentos.

Agência Gov

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:50, 25 Out

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Eleições 2026
Eleições 2026

Domingo de decisão: veja onde haverá disputa por presidente, governador e prefeito

A votação ocorre das 8h às 17h, pelo horário de Brasília, com ajustes nos locais que seguem fusos horários diferentes.

Ministro Dias Toffoli.
Posição

Toffoli defende regras para impedir que propaganda eleitoral vire "arena de ofensas"

Ministro do STF e do TSE criticou ataques entre candidatos às vésperas do segundo turno e defendeu que campanhas priorizem propostas políticas.

Flávio Bolsonaro e Lula
Pesquisa

Quaest: Flávio Bolsonaro tem 51% dos votos válidos e Lula soma 49% no segundo turno

O instituto entrevistou presencialmente 3.702 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 23 e 24 de outubro.

mais notícias

+

Newsletter