Humberto Costa oficializou neste domingo (3) sua despedida da presidência nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) Fotos: Roberto Stuckert Filho
Em um evento simbólico e carregado de significados políticos, o senador Humberto Costa oficializou neste domingo (3) sua despedida da presidência nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), em cerimônia que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras figuras de destaque da legenda. Com um discurso firme, Humberto reforçou o protagonismo do partido nos últimos meses e fez um alerta direto: “a eleição de 2026 será a mais importante da nossa história”.
A fala do senador ocorreu em um momento estratégico para o PT, que se articula com vistas às próximas disputas eleitorais. Ao fazer um balanço de sua gestão, Humberto exaltou o engajamento da base no Processo de Eleições Diretas (PED), destacando que o PT é o único partido do Brasil a eleger seus dirigentes de forma direta. “Realizamos o maior PED da nossa história e mostramos, mais uma vez, a força da nossa militância”, afirmou.
O destaque dado à eleição de 2026 aparece como eixo central do discurso do agora ex-presidente da sigla. Segundo Humberto Costa, trata-se de um embate crucial entre os valores democráticos e as ameaças representadas pela extrema direita. “Será uma eleição presidencial decisiva. A eleição das nossas vidas. Uma batalha entre civilização e barbárie”, alertou, frisando a importância da continuidade do projeto político liderado por Lula.
No comando do PT, Humberto Costa deixa como legado a reestruturação da base militante e o fortalecimento do diálogo interno. Ele afirmou sair com “sentimento de dever cumprido”, entregando o cargo ao ex-prefeito de Araraquara e ex-ministro Edinho Silva, que assume o partido com a missão de conduzi-lo até 2026.
Durante o evento, o presidente Lula elogiou a atuação de Humberto no período de transição e reforçou a importância da eleição de 2026 para garantir uma maioria no Senado. “Temos que fazer uma maioria de senadores. Nós temos que prestar atenção nisso”, declarou.
A eleição de 2026, como frisado por várias lideranças presentes, será não apenas uma disputa eleitoral, mas um marco histórico para o futuro democrático do Brasil. O PT, segundo seus dirigentes, se prepara para esse momento com unidade, estratégia e forte mobilização de base.
3
06:10, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+