A primeira-dama, Janja, e o presidente do Brasil, Lula, estiveram com o Papa Francisco durante visita ao Vaticano. Foto: Ricardo Stuckert/ PR
O presidente Lula viaja para Roma, Itália, na noite desta quinta-feira, 24 de abril, onde irá participar do funeral do Papa Francisco. Representantes dos Três Poderes irão acompanhar o petista. São eles o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Hugo Motta (Republicanos) e Davi Alcolumbre (União Brasil), respectivamente.
A primeira-dama, Janja da Silva, também acompanha o presidente Lula. Está marcado para a comitiva embarcar às 22h desta quinta, com previsão de chegada na Sexta-feira, 25 de abril, na Itália.
O funeral do Santo Padre está agendado para o próximo sábado, 26 de abril. A expectativa é que a comitiva retorne ao Brasil ainda no sábado, após o funeral.
Na segunda-feira, 21 de abril, Lula lamentou a morte do Papa Francisco e decretou sete dias de luto por seu falecimento. Segundo Lula, a humanidade perde uma voz de respeito e acolhimento ao próximo.
"O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos. Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados", escreveu Lula.
Na mensagem, Lula enalteceu a simplicidade, coragem e empatia do argentino. O petista destacou a trajetória do pontífice, citando que Francisco levou ao Vaticano temas como o das mudanças climáticas e criticou vigorosamente os modelos econômicos "que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças". "Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas", completou.
Francisco morreu na segunda, 21 de abril, em Roma, menos de um mês após deixar o hospital, onde ficou internado para tratar de uma pneumonia dupla.
Um dia antes da morte, ele apareceu em público no Vaticano em uma missa de Páscoa, quando fez a última saudação aos fiéis.
2
03:35, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+