Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

LULA diz que Nicolás MADURO é 'problema da VENEZUELA, não do BRASIL'

O governo brasileiro e do país vizinho estão em crise diplomática após o petista não reconhecer o resultado das eleições que teria sido vencida pelo ditador.

Ricardo Lélis

11 de novembro de 2024 às 20:23   - Atualizado às 20:39

Maduro e Lula.

Maduro e Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enfrentou críticas por sua postura em relação às eleições na Venezuela, cuja vitória de Nicolás Maduro foi declarada pelo órgão eleitoral do país — ligado ao governo. 

A falta de apresentação das atas de votação levantou suspeitas de fraude no pleito, e Maduro chegou a acusar, sem provas, o Brasil de conspirar contra a Venezuela. Em razão de suas atitudes no processo eleitoral, Lula já classificou Maduro como “extremista.”

Em entrevista concedida à RedeTV! e exibida no domingo, 10 de novembro, Lula se distanciou das questões internas da Venezuela.

“Eu acho que o Maduro é um problema da Venezuela, não um problema do Brasil.”

Lula mencionou também a nota conjunta emitida com a Colômbia, na qual expressaram “inquietação de você não ter uma prova do resultado eleitoral”.

Veja Também

Ele comentou ainda que “Ele [Maduro] deveria ter mandado a nota para o Conselho Nacional Eleitoral que foi criado por ele próprio, ele não mostrou, foi direto para a Suprema Corte.”

O presidente brasileiro ressaltou a importância de “muito cuidado quando a gente vai tratar de outros países e de outros presidentes” ao discutir as relações internacionais. 

Recentemente, a relação entre os países sofreu outro abalo com a decisão do Brasil de barrar a entrada da Venezuela nos Brics.

O procurador venezuelano chegou a declarar, também sem evidências, que Lula teria manipulado o acidente doméstico que o impediu de comparecer à reunião dos Brics na Rússia, no mês passado — evento que contou com a presença de Maduro. Lula sofreu um ferimento na cabeça após uma “batida muito forte” que resultou em “muito sangue”.

Venezuela ameaça Lula

A Polícia Nacional Bolivariana, da Venezuela, apagou a publicação que trazia uma foto com a bandeira do Brasil e a silhueta do presidente Lula junto com a mensagem "quem mexe com a Venezuela se dá mal". A imagem havia sido publicada em meio à crise diplomática entre o petista e o ditador Nicolás Maduro nas últimas semanas.

A postagem entrou no perfil da polícia venezuelana no Instagram na quinta-feira, 31. Neste sábado, 1º, o post já não aparecia mais na conta oficial do órgão. O recado não citava Lula diretamente.

"Nossa pátria é independente, livre e soberana. Não aceitamos chantagens de ninguém, não somos colônia de ninguém", dizia a publicação.

Maduro convocou para consultas seu representante em Brasília, o embaixador Manuel Vicente Vadell, em uma escalada da crise diplomática.

O estopim foi o veto brasileiro ao ingresso da Venezuela no Brics. Na sexta-feira, 1º, um dia após a publicação da polícia venezuelana, o governo brasileiro reagiu. Por meio de nota, o Itamaraty se disse surpreso com o "tom ofensivo" contra o País e seus símbolos nacionais.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:59, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter