Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula cobra explicações dos chefes da Abin e da PF sobre espionagem do Paraguai

Em depoimento à Polícia Federal, um profissional da agência afirmou que usou uma ferramenta para desenvolver um aplicativo capaz de invadir computadores do país vizinho.

Jameson Ramos

17 de abril de 2025 às 15:40   - Atualizado às 15:42

Presidente Lula, Andrei Rodrigues, diretor-geral da PF, e Luiz Fernando Corrêa, diretor-geral da Abin.

Presidente Lula, Andrei Rodrigues, diretor-geral da PF, e Luiz Fernando Corrêa, diretor-geral da Abin. Foto: Montagem/Divulgação

O presidente Lula convocou os chefes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa, e da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, para cobrar explicações sobre uma operação de espionagem contra autoridades do Paraguai. 

Em depoimento à Polícia Federal, um agente da Abin afirmou que usou uma ferramenta para desenvolver um aplicativo capaz de invadir computadores do governo do Paraguai. O objetivo era obter informações sobre a negociação envolvendo a venda de energia pela usina de Itaipu, que é dividida entre o Brasil e o país vizinho. As declarações do agente foram reveladas pelo portal UOL.

O servidor confirmou que entre os alvos da Abin estavam o presidente paraguaio, o presidente do Senado e autoridades relacionadas diretamente à negociação e os valores a serem cobrados por megawatt, medida da taxa de produção ou consumo de energia.

A espionagem foi autorizada no momento em que os dois países tratavam sobre o reajuste no valor pago pelo Brasil sobre a parte da energia produzida em Itaipu, de responsabilidade paraguaia. Ainda de acordo com o depoimento do agente à PF, a ação obedeceu a solicitação do chefe da Abin no governo de Jair Bolsonaro.

No entanto, segundo o agente, a espionagem também obteve aval de Luiz Fernando Corrêa, atual chefe da Abin, que assumiu o cargo em 2023. O Itamaraty afirma que a ação foi suspensa em março de 2023, no início da atual gestão.

Veja Também

Exoneração

Os servidores da Abin planejam divulgar, ainda nesta quinta-feira, 17 de abril, um pedido público de exoneração de Luiz Fernando Corrêa. A mobilização é liderada pela União dos Profissionais de Inteligência de Estado (Intelis), que acusa Corrêa de não defender a agência, não preparar um sucessor da carreira e de não conseguir dinheiro para os trabalhos do órgão. Segundo a entidade, o orçamento é menor em 14 anos, e Corrêa não foi capaz de obter verbas por meio de emendas parlamentares.

Os profissionais apontam ainda que o diretor não têm condições políticas para permanecer no cargo e acusam Corrêa de deslegitimar o trabalho da inteligência.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:28, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter