Presidente Lula discursando . Foto: Ricardo Stuckert
Nesta quarta-feira, 16 de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que há uma falta de interesse de jovens na profissão de professor e falou em criar um programa para incentivar estudantes a seguirem a carreira.
Na declaração durante a cerimônia no Palácio do Planalto relativa ao Dia Mundial da Alimentação. Na terça-feira, 15 de outubro, foi celebrado o Dia do Professor no país.
"Essa profissão que já foi nobre está sendo destruída porque nós descobrimos que ninguém mais quer ser professor. Nós vamos ter que criar um programa de incentivo para alunos que prestaram o Enem fazerem um curso para se transformarem em professores. Porque ganha muito pouco, tem muito trabalho e as pessoas não querem", afirmou o petista.
Segundo pesquisa da ONG Conectando Saberes, divulgada em 2023, revela que os baixos salários e a falta de perspectiva de carreira são os principais motivos que levam os professores a desistir da profissão.
Outas causas são os transtornos psicológicos causados pela rotina difícil que aumentaram durante a pandemia.
Em sua declaração desta quarta-feira, Lula não detalhou sobre como será o programa de estímulo à formação de professores a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Segundo o presidente, o tema entrará na pauta de discussão do governo no fim deste mês após a participação de Lula na cúpula dos Brics na Rússia.
"Lembro que quando aprovamos o piso salarial dos professores, muitos governadores não quiseram pagar porque diziam que não tinham dinheiro. Olha que é um salário merreca para alguém que toma conta de 40 crianças dentro de uma sala de aula, ou de 50", declarou.
3
07:23, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+