Pernambuco, 24 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula afirma que as mulheres brasileiras estão ganhando proteção contra qualquer tipo de violência

O presidente sancionou leis para proteção dos direitos das mulheres.

Jameson Ramos

25 de abril de 2025 às 09:09   - Atualizado às 09:13

O presidente sancionou leis para proteção dos direitos das mulheres.

O presidente sancionou leis para proteção dos direitos das mulheres. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na quinta-feira, 24 de abril, três projetos de lei sobre o combate à violência e proteção de direitos das mulheres, como no uso de imagens de inteligência artificial e na concessão de bolsas acadêmicas. Em reunião fechada, no Palácio do Planalto, Lula afirmou que as mulheres brasileiras, aos poucos, estão ganhando proteção contra qualquer tipo de violência.

“Nem sempre a violência contra a mulher é aquela que aparece na carne. Muitas vezes, a alma, a questão psicológica é muito mais profunda do que qualquer outra coisa”, disse. “A luta não é uma luta das mulheres, é uma luta dos seres humanos civilizados que compreendem a diversidade das pessoas, que compreendem as diferenças entre as pessoas e que aprende a conviver com elas tentando elaborar uma política de respeito entre as pessoas”, acrescentou o presidente.

O primeiro texto sancionado foi o Projeto de Lei (PL) nº 370/2024, sobre violência psicológica com uso de inteligência artificial. A autora, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), explicou que a violência acontece quando há o uso da voz ou imagens das mulheres feitas por inteligência artificial. O texto modifica o Código Penal, qualificando a pena para crimes dessa natureza.

“Segundo a ONU, aumentou em 96% o deep fake pornográfico, 900% de aumento das deep fakes de violência, e a mulher é maioria [de vítimas] nisso. Então, são agressões que mexem com a dignidade, com a reputação, com a autoestima, são, muitas vezes, deep fakes que humilham essas mulheres e que geram para elas situações incorrigíveis, muitas vezes, por um longo tempo”, disse Jandira Feghali, defendendo uma regulação ampla do uso da inteligência artificial.

Já o PL nº 475/2.024, da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), proíbe a discriminação de mulheres na concessão de bolsas acadêmicas. Segundo a parlamentar, um estudo mostrou que as mulheres, quando engravidam, têm dificuldade de permanecer e de reingressar no ambiente acadêmico e de acesso às bolsas de estudo. “Nós entendemos que era preciso uma política, uma lei que garantisse que a gestação não fosse usada como uma punição para dificultar a permanência, mas quando não a permanência, dificultar o acesso dessas mulheres na vida acadêmica”, explicou Erika Hilton.

Veja Também

Por fim, Lula sancionou o PL nº 5.427/2023, do deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ), que institui monitoramento de agressores de mulheres por meio de tornozeleiras eletrônicas. Segundo a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, a nova lei faz com que o Estado brasileiro assuma a responsabilidade na prevenção aos feminicídios.

“Os profissionais, ao notarem que há grave risco de morte dessa mulher, podem solicitar a tornozeleira eletrônica [para o agressor] e vai ser a Polícia Militar que vai monitorar efetivamente todo o processo, tanto do agressor quanto da vítima, que vai mandar viatura, caso ele chegue perto, ou pedir para a mulher se afastar, mudar a rota”, explicou.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:36, 24 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra e prefeito de Ipojuca, Carlos Santana.
Sinais

Raquel Lyra almoça com prefeito de Ipojuca que sinaliza apoio para reeleição da governadora como reforço importante

A expectativa é de que a adesão seja oficializada em possível ato previsto para acontecer nesta segunda-feira (24).

João Campos em ato de campanha no bairro da Guabiraba, no Recife
Recife

Na Guabiraba, João Campos promete investir quase R$ 8 bilhões em abastecimento de água

Ao encerrar o discurso, o ex-prefeito do Recife reforçou a defesa de uma política baseada no trabalho, no respeito às pessoas e na entrega de resultados. 

Felipe Alecrim e Renato Antunes reúnem mais de 300 ciclistas em passeio pelo Zona Norte do Recife
Ciclismo

Felipe Alecrim e Renato Antunes reúnem mais de 300 ciclistas em passeio pelo Zona Norte do Recife

Diante da mobilização de tantas pessoas em pouco mais de uma semana de campanha, Alecrim festejou a demonstração de apoio em torno das candidaturas.

mais notícias

+

Newsletter