Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

LANCELLOTTI: Retirada de apoio não impede ABERTURA DE CPI que investiga PADRE, diz Câmara de SP

09 de janeiro de 2024 às 17:46

A Câmara Municipal de São Paulo informou nesta terça-feira, 9 de janeiro, que a retirada de apoio para abrir a CPI que investiga ONGs, e mira o padre Júlio Lancellotti, não impede a sua instalação.

Segundo nota da Casa, a remoção das assinaturas é apenas simbólico e apenas o autor do pedido pode evitar a instalação da comissão antes dos próximos trâmites. Com isso, o próximo passo é que a pauta será análise que os líderes, que vão decidir se a CPI vai ser aberta.

Havendo consenso, o assunto vai a plenário, onde será realidas duas votações, a primeira para aprovar a criação de uma nova CPI na Câmara Municipal de São Paulo e a segunda para criar e instalar a CPI das ONGs. Ambas necessitam de 28 votos.

O pedido de abertura da comissão foi aprovado em dezembro com 25 assinaturas, seis a mais que o necessário, mas com a repercussão, os vereadores Milton Ferreira (Podemos), Beto do Social (PSDB), Sidney Cruz (Solidariedade), Nunes Peixeiro (MDB), Thammy Miranda (PL), Xexéu Tripoli (PSDB) e Sandra Tadeu (União) anunciaram a retirada do apoio.

Lancellotti diz que Moraes ofereceu ajuda

O padre Júlio Lancellotti, que coordena a Pastoral Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo e atende a população em situação de rua na cidade, disse na última sexta-feira, 5 de janeiro, que recebeu uma ligação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para prestar “apoio e solidariedade” em meio à proposta de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigá-lo na Câmara Municipal de São Paulo.

Veja Também

Em junho de 2022, o ministro visitou a Paróquia de São Miguel Arcanjo, onde atua o padre, e recebeu uma escultura de presente que representava “Jesus morador de rua”.

Moraes também foi o responsável por exigir um plano para a Política Nacional para a População em Situação de Rua no ano passado, decisão considerada “histórica” pelo padre.

Em dezembro, Lancellotti e Moraes fizeram parte do lançamento do Plano Nacional Ruas Visíveis, no Palácio do Planalto.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:51, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter