Presidente Lula com a Juventude Brasileira Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Um estudo recente revelou que quase um quarto dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos estão classificados como NEET — sigla em inglês para “Not in Education, Employment or Training” (nem estudando, nem trabalhando). O dado mostra que aproximadamente 24% da juventude está desconectada de oportunidades educacionais e profissionais, enfrentando risco de exclusão social e econômica.
Os jovens NEET representam um grupo vulnerável, sem perspectivas claras de educação formal ou trabalho. Esse cenário pode resultar em:
Especialistas apontam que o problema não é apenas individual, mas estrutural. A falta de políticas públicas eficazes, desigualdade regional e crises recentes, como a pandemia de COVID-19, agravaram a desconexão da juventude.
O fenômeno NEET não afeta apenas os jovens, mas todo o país. Quando um quarto da população jovem está fora da educação e do trabalho, há perda significativa de capital humano e redução da capacidade de inovação e crescimento econômico.
Além disso, o estudo mostra que a desigualdade social é um fator determinante: jovens de famílias com menor renda e escolaridade são os mais afetados, perpetuando ciclos de exclusão.
Para reduzir o número de NEETs, especialistas recomendam políticas integradas que combinem:
Iniciativas como mentorias, estágios remunerados e cursos técnicos podem ajudar a reconectar jovens à sociedade produtiva, oferecendo caminhos claros para desenvolvimento pessoal e profissional.
Sem ações efetivas, a juventude brasileira corre o risco de se tornar uma geração perdida, marcada pela exclusão e pela falta de oportunidades. Investir em políticas de educação, treinamento e inserção profissional não é apenas uma necessidade social, mas uma estratégia essencial para o futuro do país.
1
2
02:48, 15 Abr
25
°c
Fonte: OpenWeather
Recém-empossado presidente estadual do Solidariedade, Edinazio comparou as negociações com o futebol, como a busca por "bons jogadores" (candidatos).
A base para os indiciamentos dessas autoridades é o caso do Banco Master, que tramita no Supremo. O relatório da CPI, de 221 páginas, ainda precisa ser aprovado pela comissão.
O presidente do Brasil ainda afirmou que a guerra dos Estados Unidos, liderada por Donald Trump, contra o Irã é inconsequente.
mais notícias
+