Pernambuco, 31 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Justiça Militar CONDENA coronel que pediu "GOLPE" NO 8/1 e ameaçou Flávio Dino em rede social

José Placídio Matias dos Santos foi assessor do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo Jair Bolsonaro (PL) e defendeu que coronéis se rebelassem e "entrassem no jogo, desta vez do lado certo" durante invasão.

29 de agosto de 2024 às 19:20   - Atualizado às 19:37

Coronel do Exército José Placídio Matias dos Santos defendeu Golpe de Estado em rede social

Coronel do Exército José Placídio Matias dos Santos defendeu Golpe de Estado em rede social Fotos: Reprodução /// Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O coronel do Exército José Placídio Matias dos Santos foi condenado a quatro meses de detenção, em regime aberto, por defender nas redes sociais que os militares dessem um golpe no dia 8 de Janeiro. Ele poderá recorrer em liberdade.

Quatro generais do Conselho Especial de Justiça Militar subscrevem a sentença com a juíza Flávia Ximenes Aguiar de Sousa.

A condenação foi decretada com base em no artigo 216 artigo do Código Penal Militar - "injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro" - com agravante de que a infração foi cometida na internet.

José Placídio foi assessor do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo Jair Bolsonaro (PL). No dia 8 de Janeiro de 2023, quando apoiadores radicais do ex-presidente invadiram a Praça dos Três Poderes, ele defendeu que coronéis se rebelassem e "entrassem no jogo, desta vez do lado certo".

O oficial se dirigiu diretamente ao então comandante do Exército, general Júlio César de Arruda, para que ele se colocasse à frente de um golpe de Estado. As publicações foram feitas no antigo Twitter.

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Leia Também

"General Arruda, o Brasil e o Exército esperam que o senhor cumpra o seu dever de não se submeter às ordens do maior ladrão da história da humanidade. O senhor sempre teve e tem o meu respeito. FORÇA!!", escreveu na época.

Em outra publicação, o militar afirmou que Brasília "está agitada com ação de patriotas".

"Brasília está agitada com a ação dos patriotas. Excelente oportunidade para as FA (Forças Armadas) entrarem no jogo, desta vez do lado certo. Onde estão os briosos coronéis com a tropa na mão?", dizia postagem.

O general ainda ameaçou o ministro Flávio Dino, que na época estava à frente do Ministério da Justiça. "Sua purpurina vai acabar."

As postagens também geraram um processo criminal. Ele foi denunciado pelo Procuradoria-Geral da República (PGR) e será julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Estadão Conteúdo
 

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

22:26, 31 Ago

Descrição da imagem

25

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Justiça suspende show de Amado Batista em Pernambuco.
Medida

PERNAMBUCO: Justiça decide suspender show de AMADO BATISTA que aconteceria na véspera da eleição

Na sua decisão, a juíza também estabeleceu uma multa de R$ 350 mil caso a determinação fosse desobedecida.

Pablo Marçal
Veto

Justiça NEGA pedido para SUSPENDER candidatura de Pablo MARÇAL a Prefeito de SP

Em ação, o MP Eleitoral alega que o ex-coach usou estratégias ilegais de financiamento de campanha ao recrutar colaboradores para divulgar seu conteúdo online em troca de ganhos financeiros.

Marcola e Alexandre de Moraes
Pedido

MORAES recebe recurso da DEFESA DE MARCOLA para reverter CONDENAÇÃO, diz site

Líder do Primeiro Comando da Capital (PCC) está preso desde 1999 e atualmente cumpre pena na Penitenciária Federal de Brasília, com condenações que somam mais de 300 anos por diversos crimes.

mais notícias

+