Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo Campos: Justiça Federal avança na apuração sobre acidente que matou ex-governador

A medida contraria a posição da União, que defendia que a investigação deveria se limitar aos laudos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e da Polícia Federal

Ricardo Lélis

03 de fevereiro de 2026 às 20:01   - Atualizado às 20:01

Eduardo Campos morreu em acidente de avião em 2014

Eduardo Campos morreu em acidente de avião em 2014 Fotos: Tânia Rêgo / Agência Brasil e Reprodução/ Redes Sociais

A Justiça Federal de Santos, em São Paulo, nomeou o perito Silvio Venturini Neto para realizar uma perícia judicial inédita no caso do acidente aéreo que matou o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, ocorrido em 2014. As informações são da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

De acordo com a decisão, o perito terá prazo de 15 dias para apresentar a estimativa de honorários e o plano de trabalho.

A medida contraria a posição da União, que defendia que a apuração deveria se limitar aos laudos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e da Polícia Federal, e abre espaço para uma revisão independente das causas da queda do avião modelo Cessna Citation 560 XLS.

A ação judicial foi proposta pelo advogado Antônio Campos, irmão de Eduardo Campos, e pela ex-ministra do Tribunal de Contas da União Ana Arraes, mãe do ex-governador. Eles alegam que os laudos anteriores foram insuficientes ou inconclusivos quanto às causas do acidente.

A nova perícia terá como base um parecer técnico elaborado pelo comandante Carlos Camacho, assistente da família, que aponta indícios de defeito no profundor do compensador da aeronave.

Veja Também

A peça é responsável por controlar a inclinação do avião durante o voo e, caso estivesse travada, poderia forçar a aeronave para baixo, dificultando ou impedindo a recuperação pelos pilotos.

A análise pericial deverá esclarecer se houve defeito de fabricação ou falha de manutenção no componente, produzido pela holding norte-americana Textron, que já foi formalmente notificada no processo.

Irmão de Eduardo pede investigações

O advogado Antônio Campos reiterou, em maio do ano passado, seu compromisso em cobrar uma investigação definitiva sobre o que classifica como “fortes indícios de assassinato” do seu irmão e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

O político morreu na queda de um avião em Santos (SP), em 2014, enquanto disputava a Presidência da República como candidato de oposição à reeleição da então presidente Dilma Rousseff (PT).

“O acidente com o avião tem a ver com esse entorno e com esse contexto, que o tempo revelará. Foi um assassinato! Mexeram numa peça do avião, o que seria de difícil prova, métodos muito utilizados por profissionais do crime”, declarou Antônio Campos em entrevista ao jornalista Magno Martins, da Folha de Pernambuco.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:16, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro do STF, Flávio Dino
Processo

TJSP vai ao STF para anular decisão de Dino que suspende penduricalhos acima do teto

No recurso, o tribunal alegou que o pagamento não pode ser suspenso antes de o Congresso aprovar regras para definir quais verbas indenizatórias podem ser admissíveis

médico ortopedista Lucas Saldanha Ortiz.
Punição

Justiça condena médico que cobrava até R$ 200 por cirurgias gratuitas do SUS

Muitos pacientes sequer tinham condições de arcar com os valores cobrados e contraíram dívidas para fazerem os pagamentos pleiteados, diz o Ministério Público na denúncia.

Carla Zambelli.
Rejeitado

Justiça da Itália nega pedido de Zambelli para troca de juízes que vão analisar extradição

Após ter sido adiado quatro vezes, o julgamento que vai decidir sobre a medida deve ocorrer nesta quarta-feira, 11 de fevereiro.

mais notícias

+

Newsletter