Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Justiça condena adolescente que matou senador e pré-candidato presidencial a 7 anos de reclusão

Miguel Uribe Turbay, senador da Colômbia, foi baleado em 7 de junho e morreu em 11 de agosto, após semanas hospitalizado.

Eduarda Queiroz

28 de agosto de 2025 às 14:21   - Atualizado às 14:21

Senador e pré-candidato presidencial Miguel Uribe Turbay.

Senador e pré-candidato presidencial Miguel Uribe Turbay. Foto: Reprodução

A Justiça da Colômbia condenou, nesta quarta-feira, 27 de agosto, o adolescente de 15 anos que atirou contra o senador e pré-candidato presidencial Miguel Uribe Turbay durante um comício político em Bogotá. O menor recebeu pena de sete anos em um centro de internação para jovens infratores, informou o Ministério Público.

Uribe, membro do partido de direita Centro Democrático, foi baleado em 7 de junho e morreu em 11 de agosto, após semanas hospitalizado com graves ferimentos na cabeça.

O Ministério Público detalhou que o adolescente foi convencido a executar o crime. O menor, que não teve a identidade revelada para ser preservado, chegou ao bairro de Modelia em um carro conduzido por Carlos Eduardo Mora González, um dos seis presos pelo crime, e recebeu uma pistola Glock 9 milímetros de Elder José Arteaga Hernández, acusado de coordenar a ação. Em seguida, caminhou até o Parque El Golfito, onde o senador participava de um ato público, e atirou contra o político.

Ao tentar fugir, o jovem foi interceptado pela equipe de segurança de Uribe e entregue às autoridades. Em 4 de agosto, o adolescente se declarou culpado de tentativa de homicídio e porte ilegal de armas, acusações que, segundo a lei colombiana, não podem ser alteradas quando aceitas por um menor de idade. Por isso, foi julgado por tentativa de homicídio, e não por assassinato.

O advogado Victor Mosquera, representante da família de Uribe, declarou em suas redes sociais:

Veja Também

"Respeitamos a decisão, mas essa sanção nunca equivale à vida que ele tirou ou à dor que causou. Essa lei incentiva o crime usando menores sem punição real e efetiva."

A procuradora-geral da Colômbia, Luz Adriana Camargo, classificou o crime como assassinato, isto é, a morte de uma figura de relevância política ou social.

"O autor material e aqueles que participaram da preparação e do planejamento do assassinato já foram levados à justiça", disse.

Adriana também destacou que a investigação continua em andamento:

"A busca pelos autores continua sem descartar nenhuma hipótese."

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:34, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter