Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Jones Manoel é excluído do Instagram pela Meta e defesa alega "ataque à liberdade de expressão"

O ex-candidato ao Governo de Pernambuco vinha publicando críticas a Donald Trump e à atuação das chamadas "big techs" no Brasil.

Everthon Santos

08 de agosto de 2025 às 08:35   - Atualizado às 08:35

Jones Manoel.

Jones Manoel. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O historiador, youtuber e ex-candidato ao governo de Pernambuco em 2022 pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), Jones Manoel, teve suas contas no Instagram e no Facebook excluídas pela Meta, empresa responsável por ambas as plataformas.

A medida foi tomada, segundo comunicado da própria empresa aos advogados do político, sem oferecer possibilidade de recurso administrativo.

Jones Manoel havia alcançado recentemente a marca de 1 milhão de seguidores no Instagram e ultrapassado 100 milhões de visualizações em seus conteúdos nos últimos 30 dias. Os números, considerados expressivos, foram atingidos na mesma semana em que ocorreu a desativação das contas.

A defesa do ex-candidato afirma que o momento da suspensão levanta suspeitas sobre uma possível motivação política, já que Jones vinha publicando críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e à atuação das chamadas “big techs” no Brasil.

Em nota enviada à imprensa, os advogados classificaram a decisão como arbitrária e destacaram que ela representa um ataque à liberdade de expressão. Segundo o documento, a medida não apenas afeta o direito individual de Jones Manoel, mas também retira do público o acesso a conteúdos considerados de interesse social.

Veja Também

Para a defesa, a ação da empresa viola a Constituição Federal, a legislação brasileira e até mesmo os próprios Termos de Uso que a Meta estabelece com seus usuários.

A equipe jurídica também ressaltou que a empresa não apresentou explicações detalhadas sobre as razões que levaram à suspensão e que não disponibilizou mecanismos de defesa ou contestação.

“Diante da recusa da plataforma em garantir um mínimo de transparência e contraditório, Jones Manoel buscará o Poder Judiciário não apenas para reparar os danos sofridos, mas, sobretudo, para reafirmar um princípio fundamental de qualquer democracia”, afirmou a nota.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:23, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter