Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Jones Manoel, influenciador comunista, denuncia abandono do governo Lula em universidade federal

Jones ainda responsabiliza novo teto de gastos pelo descaso com a universidade e os alunos.

Fernanda Diniz

15 de setembro de 2025 às 13:44   - Atualizado às 14:21

Jones Manoel e Fernando Haddad.

Jones Manoel e Fernando Haddad. Arte: Portal de Prefeitura

Jones Manoel, uma das lideranças do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário, usou as suas redes sociais para denunciar a situação em que se encontram alunos da Universidade Federal do Vale do São Francisco, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com Jones, foram enviadas a ele imagens que mostram o centro universitário com partes danificadas, maçanetas e portas quebradas, infiltrações, falta de pintura, entre outros problemas.

"Recebi várias mensagens de estudantes da Univasf falando da situação desesperadora da universidade. Para piorar, a reitoria tá querendo cortar o transporte, impedindo milhares de estudantes de continuar na universidade", disse Jones Manoel.

Jones ainda responsabiliza o governo Lula e o novo teto de gastos pelo descaso com a universidade e os alunos.

"Isso é inaceitável. E, mais uma vez, isso é consequência direta de um novo teto de gastos que está asfixiando as universidades do ponto de vista orçamentário. A situação da UNIVASF se repete em várias universidades do Brasil. As universidades estão em socorro. Isso é consequência direta de um novo tipo de gastos e da política de austeridade do governo Lula, tocado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad."

Jones Manoel é ameaçado 

O educador e influenciador digital Jones Manoel denunciou, em suas redes sociais, ter sido alvo de ameaças e intimidações que teriam partido de um grupo neonazista internacional.

O episódio ocorreu no dia 20 deste mês e, segundo ele, se deu por meio de um e-mail em que os criminosos o atacaram com ofensas racistas, divulgaram informações pessoais e exigiram o pagamento de R$ 250 mil para não colocarem sua vida em risco.

A mensagem afirmava que Jones estaria sendo monitorado há mais de seis meses e incluía detalhes sobre sua rotina, o que reforça a gravidade da ameaça.

Além da intimidação direta, o professor relatou ainda que suas redes sociais foram suspensas temporariamente nos últimos dias, dificultando sua comunicação com os mais de 1 milhão de seguidores que o acompanham.

Figura pública de relevância nacional, Jones Manoel é conhecido por sua militância comunista e pela produção de conteúdo voltado à educação política e social. Em 2022, concorreu ao governo de Pernambuco pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), obtendo 33.931 votos.

O caso evidencia a escalada de ações de ódio contra comunicadores e ativistas no ambiente digital, especialmente aqueles que se posicionam contra o avanço de ideologias de extrema-direita.

A denúncia deve mobilizar investigações sobre a atuação de grupos organizados que têm usado a internet para perseguir e tentar silenciar vozes críticas. 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:24, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter