Deputado estadual João Paulo. Foto: Montagem Portal de Prefeitura/Alepe/Ônibus Brasil
O deputado estadual, João Paulo (PT), subiu na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na segunda-feira, 17 de junho, para defender a gratuidade do transporte público na Região Metropolitana do Recife (RMR).
Para João Paulo, a tarifa zero é positiva por incentivar a economia local, a inclusão social e a adesão dos cidadãos ao transporte público.
“A proposta da tarifa zero precisa estar integrada a um novo modelo de mobilidade urbana baseado em planejamento, ampliação da frota, faixas exclusivas e financiamento público”, defendeu o deputado.
O petista ressalta que mais de 145 municípios brasileiros têm a tarifa zero, "beneficiando mais de 5 milhões e 400 mil pessoas. Cidades como Caucaia (CE) e Maricá (RJ) já colhem os frutos da medida, com aumento expressivo de passageiros".
O deputado aponta que Recife vive um "colapso" no trânsito. "Mais de 2 milhões de pessoas enfrentam todo dia um sistema caro, lotado e excludente. O modelo faliu - e ainda tem gente querendo empurrar a privatização do metrô -, como se transporte fosse mercadoria", ressaltou o petista.
Para João Paulo, esta é uma medida “socialmente necessária, economicamente viável e politicamente estratégica”.
“Desde que eu governei o Recife, a mobilidade tem sido uma das minhas grandes prioridades. Durante minha gestão à frente da prefeitura, enfrentamos o grave problema de insegurança e o caos urbano causado pelo transporte clandestino. Com o apoio do Governo do Estado, na época o ex-governador Jarbas Vasconcelos, criamos o sistema de transporte complementar de passageiros, regularizamos o setor, retiramos das ruas vans e kombis irregulares, ampliamos a oferta em 700 ônibus e oferecemos alternativas para trabalhadores informais”, pontuou o petista.
Confira o vídeo:
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) enviou um ofício ao Ministério das Cidades expressando preocupação com o risco de paralisação das operações dos trens urbanos nas regiões metropolitanas onde atua, incluindo o Metrô do Recife, que transporta cerca de 160 mil pessoas diariamente na Região Metropolitana, como informa Roberta Soares da Coluna Mobilidade, do Jornal do Commercio.
Segundo a CBTU, a principal causa da possível interrupção é a insuficiência de recursos previstos no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025. A Coluna de Mobilidade apura que caso não haja mudanças, os quatro sistemas ainda administrados pela Companhia poderão ser desativados até o fim de agosto de 2025. O processo de paralisação pode começar já em julho de 2025.
No ofício obtido pela Coluna, o diretor-presidente da CBTU afirmou que, nos últimos anos, os recursos destinados à Companhia têm sido insuficientes tanto para o custeio operacional quanto para os investimentos necessários. O custeio envolve as despesas básicas de operação, sem incluir investimentos e pagamento de folha de pessoal.
2
02:58, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+