Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

João Campos volta a oferecer 1,5% de reajuste e Simpere rejeita pedindo 6,27%: 'Proposta vergonhosa'

Ao final da reunião, educadoras e educadores realizaram um protesto para manifestar a insatisfação diante de mais uma negociação frustrada.

Everthon Santos

29 de abril de 2025 às 11:19   - Atualizado às 11:19

Protesto do SIMPERE para cobrar de João Campos um reajuste salarial.

Protesto do SIMPERE para cobrar de João Campos um reajuste salarial. Foto: Divulgação

O Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (SIMPERE) rejeitou, em mesa de negociação realizada na manhã de segunda-feira, 28 de abril, a proposta de reajuste salarial apresentada pela gestão do prefeito do Recife, João Campos.

Contrariando o que já foi estabelecido pelo Piso Nacional do Magistério, que prevê um acréscimo de 6,27% na remuneração dos educadores, a gestão municipal ofereceu apenas 1,5% de reajuste retroativo a janeiro, com elevação para 2,25% a partir de julho. A sugestão foi classificada pelo SIMPERE como "vergonhosa".

Ao final da reunião, educadoras e educadores realizaram um protesto para manifestar a insatisfação diante de mais uma negociação frustrada.

“A nossa categoria não entende como é possível várias cidades da Região Metropolitana estarem priorizando o pagamento do Piso, incluindo a gestão estadual, enquanto o Recife segue com esse mau exemplo, ensinando como não gerir uma das principais capitais do país”, afirmou Jaqueline Dornelas, coordenadora geral do SIMPERE.

A prefeitura também não apresentou definição sobre outras reivindicações da categoria, como o acréscimo de carga horária para o ano de 2025 e o cumprimento integral da aula-atividade, direito previsto na Lei do Piso.

Veja Também

Apesar da morosidade da Prefeitura do Recife, o SIMPERE conseguiu avançar em pontos importantes da pauta financeira, como a garantia do pagamento de um terço das férias, em janeiro, para os profissionais que acumularam durante o ano letivo, e a confirmação de que os recursos do Bônus de Desempenho Educacional (BDE) serão pagos em folha extra até o dia 2 de maio.

“É importante dizer para toda a sociedade que essa demora em nos pagar o que já é garantido por lei prejudica estudantes e toda a comunidade escolar, especialmente os trabalhadores do magistério, que veem seus direitos sendo achatados por uma gestão que não prioriza a educação”, destacou Anna Davi, também coordenadora geral da entidade.

A próxima rodada de negociação com a Prefeitura do Recife está marcada para segunda-feira, 5 de maio, na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena. Caso as pautas não avancem, a categoria poderá deflagrar greve, já que os profissionais da educação estão em estado de greve desde o dia 10 de abril.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:31, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter