Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

João Campos propõe 1,5% para professores que pedem 6,7%; Raquel acerta 8,3% com educadores estaduais

No Recife, o Simpere marcou uma nova mobilização chamada de "Vigília da Pressão" e vai protestar a favor de melhorias durante mais uma mesa de negociação.

Everthon Santos

25 de abril de 2025 às 14:53   - Atualizado às 14:54

João Campos e Raquel Lyra.

João Campos e Raquel Lyra. Foto: Divulgação

Enquanto o impasse entre os professores da rede municipal do Recife e a gestão de João Campos (PSB) permanece sem solução, o Governo de Pernambuco conseguiu avançar na negociação com os profissionais da educação da rede estadual.

A governadora Raquel Lyra (PSD) acertou um reajuste salarial que agradou a categoria e garantiu a aprovação unânime da proposta em assembleia realizada pelo Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) na quinta-feira, 24 de abril.

João Campos x Simpere

Enquanto isso, no Recife, os professores municipais ainda enfrentam resistência da prefeitura. O Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere) classificou como “ofensiva” a proposta apresentada por João Campos, que ofereceu apenas 1,5% de reajuste salarial e R$ 1,00 de aumento no tíquete-alimentação. A proposta foi imediatamente rejeitada pela categoria.

Na reunião mais recente, realizada na quarta-feira (24), os representantes dos professores relataram frustração com a ausência da secretária de Educação, Cecília Cruz, e com a falta de propostas concretas por parte da gestão municipal.

O Simpere acusa João Campos de desvalorizar a categoria ao se recusar a cumprir a Lei do Piso Nacional e deixar de dialogar com os trabalhadores sobre a reestruturação da carreira.

Veja Também

Em resposta, o sindicato convocou uma mobilização chamada de “Vigília da Pressão”, marcada para a próxima segunda-feira (28), na sede da Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire (EFER).

Os educadores prometem pressionar o prefeito João Campos para que a gestão municipal atenda às reivindicações da categoria. A pauta inclui o cumprimento integral da Lei do Piso, o pagamento dos 6,27% referentes ao reajuste de 2024, além dos 12,78% acumulados de anos anteriores.

Outros pontos exigidos pelos professores do Recife são a valorização da carreira, reestruturação dos interstícios, aumento de carga horária, ampliação da aula-atividade e o atendimento dos demais pontos da pauta financeira.

Raquel acerta com Sintepe

A proposta da governadora prevê reajustes que variam de 6,27% a 8,38% para os professores, de acordo com a faixa de carreira no magistério. Já os servidores técnicos, administrativos e de apoio escolar receberão um aumento linear de 6,27%.

O pagamento do novo valor acontecerá em junho de 2025, com retroativo de janeiro a maio para os servidores que estavam com salário abaixo do piso nacional da categoria.

O Sintepe destacou que o reajuste alcança todos os trabalhadores da Secretaria de Educação do Estado, incluindo ativos, aposentados, efetivos e temporários. Além do aumento, o governo atendeu à reivindicação de reestruturar a progressão nas faixas salariais.

O Governo acatou a reivindicação do Sintepe de destravar a progressão nas faixas salariais da educação. A conquista foi a alteração dos interstícios (intervalos onde há aumento de salário dos servidores).

Entre as faixas A e B, haverá mudança de 1% para 1,5%. Entre as classes I e II,  haverá mudança de 2 para 2,5%. Deste modo, haverá mobilidade na carreira, apesar de não ser a idealizada pelo Sindicato. Nas faixas C e D e nas classes III e IV continuam os interstícios atuais. Além disso, os analistas e servidores administrativos também tiveram suas demandas atendidas.

O Governo de Pernambuco autorizou a flexibilização da carga horária entre 30 e 40 horas semanais, conforme a preferência do servidor. A gratificação dos analistas será reajustada em 6,27% e o valor será incorporado à aposentadoria, garantindo um impacto positivo a longo prazo para os profissionais.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:39, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter