06 de dezembro de 2023 às 12:52
Com o objetivo de aprimorar os serviços oferecidos a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, o prefeito do Recife, João Campos, anunciou a nomeação de 79 aprovados em concurso da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas.
O anúncio ocorreu durante ato de entrega da requalificação da Casa de Acolhida Aconchego, no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife, que abriga atualmente 20 crianças e adolescentes.
A reforma foi orçada em R$ 500 mil, sendo a primeira entrega dentro de um total de 12 casas de acolhimento institucional para a população em vulnerabilidade.
Ao todo, serão cerca de 400 pessoas beneficiadas com o investimento de R$3,6 milhões nas reformas.
Já as nomeações terão como foco qualificar, prioritariamente, as ações voltadas para primeira infância, além da implantação de novos serviços, como o Centro Dia para pessoas com deficiência e fortalecer os serviços voltados à população em situação de rua.
Esses profissionais também passarão a integrar diversos centros de assistência social como a Casa Aconchego.
O concurso realizado pela Fundação Carlos Chagas previa a nomeação de 301 classificados - com essa nomeação, já são mais 117 classificados nomeados para compor o corpo técnico da assistência social e direitos humanos na cidade do Recife.
“A gente está requalificando todas as nossas unidades de acolhida e essa é a primeira entrega. É muito importante ter esse cuidado com a infraestrutura social da cidade, com os equipamentos da assistência social, programas, servidores e profissionais. Aqui nós temos 20 crianças e adolescentes que estão abrigados. E trabalhamos diariamente para garantir todos os direitos no melhor conforto possível, desde a infraestrutura adequada até a matrícula nas escolas. O acompanhamento de toda a equipe da assistência faz toda a diferença nesse cuidado dos direitos, que é papel do poder público”, frisou João Campos.
As paredes passaram a ser revestidas em cerâmicas, o que vai levar maior durabilidade ao local, menos umidade e higiene.
As janelas também foram trocadas com proteção gradeada, assim como os armários destinados à guarda de pertences, que foram trocados por materiais novos.
A área externa também foi trocada por piso de lajotas, o que vai garantir mais durabilidade e segurança - já que o material é antiderrapante.
O local também vai contar com uma área de lazer onde foi pintada uma pequena quadra de futebol, que funciona para interação em grupo e atividade física dos acolhidos.
"O nosso objetivo é investir na dignidade dessas pessoas acolhidas. Por isso, é tão importante garantir a nomeação de profissionais qualificados para o trabalho, como também uma infraestrutura preparada para receber a todas e todos. Quem é atendido nesse espaço de acolhida já tem um histórico de vulnerabilidade e de direitos violados - então, precisamos fortalecer o equipamento para entregar um bom serviço e potencializar os resultados que queremos, que é o de ver essas crianças e adolescentes se empoderando como sujeitos de direitos e tendo, principalmente, dignidade", destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, Ana Rita Suassuna.
A Casa de Acolhida Aconchego é gerenciada pela Prefeitura do Recife desde 2017. No local, são oferecidos serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes temporariamente afastados de sua família e comunidade, com o objetivo de proteger a integridade física e mental, além de assegurar os direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Nessas casas, são assegurados direitos como a oferta de moradia, alimentação, vestimenta, educação, saúde, lazer, além do acompanhamento junto às famílias.
Jael Engracia, psicóloga e servidora social que atua na Casa Aconchego, conta que as reformas trouxeram melhorias significativas para o dia a dia das crianças.
“Nós estamos muito felizes com essa nova estrutura. A casa atualmente é o lar das crianças, então elas precisam se sentir confortáveis. A gente percebe o quanto essa mudança na estrutura trouxe maior conforto, os meninos estão mais animados e alegres com esse novo espaço. Além de a casa estar toda revitalizada e com a carinha deles, nós também ganhamos muito em segurança, que era um antigo déficit”, explicou.
1
2
22:29, 24 Jan
28
°c
Fonte: OpenWeather
O vereador mais votado da cidade e pelo segundo ano consecutivo destacou os desafios para este ano e mais uma vez na presidência da mesa diretora do biênio 2025-2026.
Apesar da indefinição, o governadora demonstrou tranquilidade quanto à escolha e elogiou o desempenho do secretário interino, Gilson José Monteiro Filho.
Parlamentares da oposição nos últimos dias estão pedindo a abertura do processo após o TCU determinar o bloqueio de recursos bilionários do programa Pé-de-Meia, considerado uma das principais políticas do governo.
mais notícias
+