Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Janja em Pernambuco: primeira-dama volta a cumprir agenda em Itapissuma nesta terça (2)

Janja estará acompanhada dos ministros Alexandre Padilha e André de Paula, que vão participar do lançamento da ação +Saúde dos Povos das Águas.

Redação

02 de dezembro de 2025 às 09:41   - Atualizado às 09:41

Primeira dama Janja em visita a Itapissuma, em Pernambuco.

Primeira dama Janja em visita a Itapissuma, em Pernambuco. Foto: Reprodução / Redes Sociais

A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, retorna a Itapissuma, no Grande Recife, nesta terça-feira, 2 de dezembro, para participar do lançamento da ação +Saúde dos Povos das Águas, um programa que o governo federal apresenta como um passo importante para ampliar o acesso à saúde das populações que vivem em áreas costeiras e ribeirinhas. O evento, marcado para as 13h, acontece em frente à Colônia dos Pescadores Z-10 e deve reunir moradores, lideranças locais e representantes do governo.

A visita de Janja reforça a aproximação do governo com comunidades tradicionais que dependem da pesca e da vida nas águas. A agenda traz também a presença dos ministros Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, e André de Paula, do Ministério da Pesca e Aquicultura. Os dois assinam a Política Nacional ligada à iniciativa, acompanhada da Ordem de Serviço que libera R$ 500 milhões destinados à saúde do pescador e da pescadora.

As informações iniciais do governo destacam que a ação busca fortalecer o cuidado e ampliar os serviços de saúde direcionados às populações que vivem em diferentes ecossistemas ligados à água. O programa abrange comunidades ribeirinhas, costeiras, marítimas, insulares, lacustres, estuarinas e de manguezal.

A proposta inclui medidas para facilitar o acesso a atendimentos básicos, exames e acompanhamento regular, áreas em que muitos moradores enfrentam dificuldade devido à distância dos centros urbanos.

Última visita de Janja

A última visita de Janja a Itapissuma aconteceu no dia 12 de agosto. Na época, a primeira-dama tinha como objetivo fortalecer o diálogo entre o governo federal e as comunidades locais, com uma escuta ativa sobre as demandas e desafios enfrentados por quem vive da pesca e do beneficiamento de mariscos.

Veja Também

Durante a passagem pela região, a comitiva conheceu projetos como o o Biofabrica - "Sustentabilidade e Valorização da Cadeia de Ostras e Mariscos no Nordeste", realizado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), e o projeto de beneficiamento da casca do sururu.

Na oportunidade, também serão entregues, computadores a representantes das Colônias de Pescadores e Pescadoras do estado. A ação faz parte de uma parceria com o Programa Computadores para Inclusão, realizado pelo Ministério das Comunicações (MCom). 

 As comunidades de marisqueiras são exemplos de sustentabilidade, associativismo e cooperativismo, sendo lideradas por mulheres. Elas promovem iniciativas inovadoras, que contribuem para geração de renda e a oferta de alimentos na região.  

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:48, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter