Primeira dama Janja em visita a Itapissuma, em Pernambuco. Foto: Reprodução / Redes Sociais
A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, retorna a Itapissuma, no Grande Recife, nesta terça-feira, 2 de dezembro, para participar do lançamento da ação +Saúde dos Povos das Águas, um programa que o governo federal apresenta como um passo importante para ampliar o acesso à saúde das populações que vivem em áreas costeiras e ribeirinhas. O evento, marcado para as 13h, acontece em frente à Colônia dos Pescadores Z-10 e deve reunir moradores, lideranças locais e representantes do governo.
A visita de Janja reforça a aproximação do governo com comunidades tradicionais que dependem da pesca e da vida nas águas. A agenda traz também a presença dos ministros Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, e André de Paula, do Ministério da Pesca e Aquicultura. Os dois assinam a Política Nacional ligada à iniciativa, acompanhada da Ordem de Serviço que libera R$ 500 milhões destinados à saúde do pescador e da pescadora.
As informações iniciais do governo destacam que a ação busca fortalecer o cuidado e ampliar os serviços de saúde direcionados às populações que vivem em diferentes ecossistemas ligados à água. O programa abrange comunidades ribeirinhas, costeiras, marítimas, insulares, lacustres, estuarinas e de manguezal.
A proposta inclui medidas para facilitar o acesso a atendimentos básicos, exames e acompanhamento regular, áreas em que muitos moradores enfrentam dificuldade devido à distância dos centros urbanos.
A última visita de Janja a Itapissuma aconteceu no dia 12 de agosto. Na época, a primeira-dama tinha como objetivo fortalecer o diálogo entre o governo federal e as comunidades locais, com uma escuta ativa sobre as demandas e desafios enfrentados por quem vive da pesca e do beneficiamento de mariscos.
Durante a passagem pela região, a comitiva conheceu projetos como o o Biofabrica - "Sustentabilidade e Valorização da Cadeia de Ostras e Mariscos no Nordeste", realizado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), e o projeto de beneficiamento da casca do sururu.
Na oportunidade, também serão entregues, computadores a representantes das Colônias de Pescadores e Pescadoras do estado. A ação faz parte de uma parceria com o Programa Computadores para Inclusão, realizado pelo Ministério das Comunicações (MCom).
As comunidades de marisqueiras são exemplos de sustentabilidade, associativismo e cooperativismo, sendo lideradas por mulheres. Elas promovem iniciativas inovadoras, que contribuem para geração de renda e a oferta de alimentos na região.
3
04:48, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.
mais notícias
+