Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Irmã do governador da Bahia, que é vereadora do PT, defende criação do "Dia da Prostituta"

De acordo com a parlamentar, o objetivo da proposta é promover a luta por dignidade, acesso a políticas públicas de saúde, reconhecimento de direitos trabalhistas.

Gabriel Alves

04 de junho de 2025 às 12:27   - Atualizado às 12:30

Irmã do governador e Jerônimo, da Bahia.

Irmã do governador e Jerônimo, da Bahia. Foto: Reprodução

A vereadora Marta Rodrigues (PT), irmã do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, também do mesmo partido, apresentou um projeto de lei que propõe a criação do Dia Municipal da Visibilidade das Profissionais do Sexo em Salvador.

O Projeto de Lei nº 243/2022 foi protocolado na Câmara Municipal em dezembro de 2022 e atualmente está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso seja aprovado, o texto seguirá para votação no plenário. Se obtiver maioria, caberá ao prefeito decidir pela sanção.

Segundo a vereadora, o objetivo da proposta é promover a luta por dignidade, acesso a políticas públicas de saúde, reconhecimento de direitos trabalhistas e o combate ao estigma enfrentado por essas profissionais. A prostituição é reconhecida pelo Ministério do Trabalho desde 2002.

“A data é uma forma de ampliar a discussão para essas profissionais que são estigmatizadas, penalizadas pela hipocrisia, e que sofrem todo tipo de agressão e repressão cotidianamente”, afirmou Marta Rodrigues.

Ela destacou ainda que o projeto visa dar visibilidade às demandas da categoria e estimular um atendimento mais humanizado nos serviços públicos.

Veja Também

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Rosa Amorim sobre prostituição

A deputada estadual Rosa Amorim (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para defender a realização de uma audiência pública que vai tratar sobre a prostituição no estado.

A Comissão de Cidadania da casa aprovou o requerimento que propõe o debate.

A parlamentar destacou a importância de ouvir as profissionais do sexo e discutir os desafios enfrentados por essas mulheres, com foco nas violências sofridas e na falta de garantias de direitos.

Durante seu discurso, Rosa Amorim afirmou que a Alepe precisa dar espaço para todas as vozes da sociedade, especialmente aquelas que, segundo ela, vivem à margem e quase nunca são ouvidas.

“Estamos falando de uma profissão milenar, a mais antiga da humanidade. Se essas mulheres querem discutir as violências que enfrentam no dia a dia, essa Casa tem o dever de ouvi-las”, declarou a deputada. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:52, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter