20 de fevereiro de 2024 às 08:51
O pronunciamento do presidente Lula (PT), no qual ele comparou as ações de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto comandado por Hitler, levou à união de mais de cem assinaturas na Câmara dos Deputados, solicitando o impeachment de Lula. A Câmara possui 513 cadeiras no total, este número representa um recorde na legislatura atual.
No mínimo, 108 parlamentares, incluindo membros de partidos que fazem parte da base do presidente, assinaram a solicitação de afastamento que deverá ser protocolada nesta terça-feira, 20 de fevereiro, pela deputada Carla Zambelli (PL-SP).
A justificativa é que o presidente teria exposto o Brasil ao perigo de guerra, o que seria passível de crime de responsabilidade. O grupo extremista que está em guerra contra Israel, agradeceu a declaração feira por Lula.
Em 2021, a oposição a Bolsonaro anunciou um "superpedido de impeachment" do então presidente, com 41 assinaturas, devido à atuação do governo durante a pandemia.
Em junho de 2023, questões diplomáticas provocaram outro pedido de impeachment contra o presidente Lula.
Deputados solicitaram seu afastamento após o petista convidar Nicolás Maduro para uma agenda no Brasil e afirmar que a Venezuela estava sendo alvo de "narrativas" construídas por opositores.
Confira a lista de parlamentares que assinaram o pedido de impeachment do presidente Lula baseados na recente declaração sobre o país de Israel e o Holocausto:
2
04:37, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+