Pernambuco, 21 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Humberto Costa apresenta notícia-crime à PGR contra deputado do PL por "defender morte de Lula"

Segundo o senador, Gilvan da Federal "extrapolou os limites do exercício da imunidade parlamentar, ao incitar a violência e fazer apologia de prática de ato violento".

Everthon Santos

10 de abril de 2025 às 07:31   - Atualizado às 07:31

Humberto Costa, Lula e Gilvan da Federal.

Humberto Costa, Lula e Gilvan da Federal. Foto: Divulgação

Presidente nacional do PT, o senador Humberto Costa (PE) apresentou, na quarta-feira, 9 de abril, uma notícia-crime à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado bolsonarista Gilvan da Federal (PL-ES), por incitação ao crime.

Durante a sessão da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, na última terça-feira (8), o parlamentar fez declarações defendendo a morte do presidente Lula (PT).

No documento encaminhado ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, Humberto Costa solicita a abertura de inquérito policial para apuração dos fatos e responsabilização do deputado.

Segundo o senador, o deputado “extrapolou os limites do exercício da imunidade parlamentar, ao proferir ofensas, ameaças, incitar a violência e fazer apologia de prática de ato violento".

Humberto ressaltou ainda que o presidente é o chefe do Poder Executivo Federal e um dos símbolos da soberania nacional.

Veja Também

“Incentivar a violência contra Lula significa não apenas atentar contra sua honra, mas também contra a própria estabilidade das instituições democráticas”, afirmou.

Na petição entregue à PGR, o senador argumenta que a manifestação do deputado “atenta contra a ética e o respeito, constitui ação criminosa e contribui para o agravamento do clima de violência política no país”.

Humberto alerta também que tais declarações têm potencial de influenciar outras pessoas a cometerem atos violentos, “comprometendo a ordem pública e o Estado Democrático de Direito”.

Além disso, o senador também procurou a Advocacia-Geral da União (AGU) para tratar do tema. Ele elogiou a iniciativa do ministro da AGU, Jorge Messias, que solicitou à Polícia Federal a abertura de investigação contra o deputado.

“O bolsonarismo é pautado pelo ódio e pela mentira. Essas declarações irresponsáveis e criminosas são a prova disso. Mas não vão conseguir nos intimidar, nem intimidar o presidente Lula. Seguimos firmes no propósito de defender o nosso povo e a nossa democracia”, afirmou Humberto

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:37, 21 Abr

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

A imagem mostra um professor em sala de aula, com uma tarja com o nome
Educação

Precatórios do Fundef: Hugo Motta pauta urgência de PL que garante juros aos professores

Se aprovado, requerimento fará projeto tramitar de forma acelerada, reduzindo espera de anos para garantir o pagamento integral aos professores.

Reembolso dos descontos ilegais do INSS.
Benefício

INSS começa a pagar 13º salário dos aposentados e pensionistas na sexta (24); veja calendário

Ao todo, cerca de 35,2 milhões de pessoas terão acesso ao pagamento antecipado, que deve movimentar aproximadamente R$ 78,2 bilhões na economia.

Henrique Queiroz Filho e Eduardo da Fonte.
Posição

Henrique Queiroz Filho defende trabalho de Eduardo da Fonte: 'credencia para ser futuro senador'

O deputado destacou os investimentos em unidades de referência como o IMIP, o Hospital de Câncer de Pernambuco e o Hospital das Clínicas feito pelo colega.

mais notícias

+

Newsletter