Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Humberto Costa apresenta notícia-crime à PGR contra deputado do PL por "defender morte de Lula"

Segundo o senador, Gilvan da Federal "extrapolou os limites do exercício da imunidade parlamentar, ao incitar a violência e fazer apologia de prática de ato violento".

Everthon Santos

10 de abril de 2025 às 07:31   - Atualizado às 07:31

Humberto Costa, Lula e Gilvan da Federal.

Humberto Costa, Lula e Gilvan da Federal. Foto: Divulgação

Presidente nacional do PT, o senador Humberto Costa (PE) apresentou, na quarta-feira, 9 de abril, uma notícia-crime à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado bolsonarista Gilvan da Federal (PL-ES), por incitação ao crime.

Durante a sessão da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, na última terça-feira (8), o parlamentar fez declarações defendendo a morte do presidente Lula (PT).

No documento encaminhado ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, Humberto Costa solicita a abertura de inquérito policial para apuração dos fatos e responsabilização do deputado.

Segundo o senador, o deputado “extrapolou os limites do exercício da imunidade parlamentar, ao proferir ofensas, ameaças, incitar a violência e fazer apologia de prática de ato violento".

Humberto ressaltou ainda que o presidente é o chefe do Poder Executivo Federal e um dos símbolos da soberania nacional.

Veja Também

“Incentivar a violência contra Lula significa não apenas atentar contra sua honra, mas também contra a própria estabilidade das instituições democráticas”, afirmou.

Na petição entregue à PGR, o senador argumenta que a manifestação do deputado “atenta contra a ética e o respeito, constitui ação criminosa e contribui para o agravamento do clima de violência política no país”.

Humberto alerta também que tais declarações têm potencial de influenciar outras pessoas a cometerem atos violentos, “comprometendo a ordem pública e o Estado Democrático de Direito”.

Além disso, o senador também procurou a Advocacia-Geral da União (AGU) para tratar do tema. Ele elogiou a iniciativa do ministro da AGU, Jorge Messias, que solicitou à Polícia Federal a abertura de investigação contra o deputado.

“O bolsonarismo é pautado pelo ódio e pela mentira. Essas declarações irresponsáveis e criminosas são a prova disso. Mas não vão conseguir nos intimidar, nem intimidar o presidente Lula. Seguimos firmes no propósito de defender o nosso povo e a nossa democracia”, afirmou Humberto

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:16, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter