Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Haddad afirma que consignado privado é "resposta do governo aos juros altos"

O ministro da Fazenda ainda argumentou que essa medida vai inibir o superendividamento.

Everthon Santos

20 de março de 2025 às 13:06   - Atualizado às 13:32

Ministro da fazenda, Fernando Haddad

Ministro da fazenda, Fernando Haddad Foto: Reprodução/câmara dos deputados

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que a proposta do governo para o consignado privado é uma resposta aos juros altos, frisando que a fixação da Selic cabe ao Banco Central independente. Ele concedeu entrevista ao programa "Bom Dia, Ministro", da EBC nesta quinta-feira, 20 de março.

Haddad comentou sobre a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a taxa básica de juros para 14,25% ao ano.

"Subiu para 14,25% ao ano, o que eu considero uma taxa elevada. Você considera, eu considero, todos que nos ouvem consideram", disse.

"Quando você faz um projeto como esse crédito consignado, você está estendendo para o trabalhador celetista aquilo que já é direito do aposentado e do servidor público. O crédito pessoal sempre foi muito caro no Brasil, mas muito caro. Mesmo quando o juro era baixo, o crédito pessoal sempre foi caro", disse o ministro.

Ele defendeu o projeto do consignado privado, que poderá ser contratado a partir de uma plataforma do governo que deve entrar em operação na sexta-feira, 21.

Veja Também

"Apesar do aumento da Selic, nós estamos abrindo um caminho para permitir que você renegocie as suas dívidas a taxas mais civilizadas", disse.

Haddad ainda argumentou que essa medida vai inibir o superendividamento, ao permitir a migração de um crédito caro para outro mais barato, com taxa de juros menor.

"Nós estamos inibindo o superendividamento, porque muitas vezes o superendividamento é uma decorrência do juro alto, e não do fato de que o cara tomou muito dinheiro. Porque o pouco dinheiro a juro alto se transforma no montante impagável. Agora, se você dar condições para o trabalhador administrar a sua carteira, os créditos que ele está tomando a um juro razoável, você impede o superendividamento", pontuou.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:55, 14 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Deputado Rogério Correia e Bolsonaro.
Determinação

Deputado do PT é obrigado pela Justiça a se retratar por imagem com Bolsonaro e Vorcaro

Na decisão, a juíza Patrícia Vasques Coelho determinou que o parlamentar informe, em nota, que a imagem não corresponde à realidade.

Carnaval em Igarassu.
Folia

Carnaval em Igarassu reúne público no Sítio Histórico na abertura oficial

Durante o evento, a Secretaria de Saúde disponibilizou um ponto fixo de atendimento, oferecendo atualização do cartão de vacina, testes rápidos para ISTs e aferição de pressão arterial e glicemia.

José Álvaro Moisés, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores.
Luto

Morre afogado José Álvaro Moisés, cientista político e um dos fundadores do PT, aos 81 anos

De acordo com Grupamento de Bombeiros Marítimo, o professor foi encontrado inconsciente na faixa de areia da Praia de Itamambuca.

mais notícias

+

Newsletter