Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Grupo ligado à Dani Portela, que saiu do PSOL, se aproxima do PT

Jesualdo Campos, marido da deputada e ex-dirigente estadual do partido, vem publicando fotos ao lado de lideranças petistas como a vereadora do Recife, Liana Cirne e o deputado João Paulo.

Ricardo Lélis

19 de janeiro de 2025 às 18:55   - Atualizado às 18:55

Deputada estadual do PSOL, Dani Portela.

Deputada estadual do PSOL, Dani Portela. Foto: Reprodução/Portal de Prefeitura

Após a saída de 30 filiados do PSOL ligados à deputada estadual Dani Portela, tudo indica que o grupo já encontrou uma nova sigla: o Partido dos Trabalhadores (PT). 

Jesualdo Campos, marido da parlamentar e ex-dirigente estadual do PSOL, vem publicando fotos ao lado de lideranças petistas como a vereadora do Recife, Liana Cirne, o deputado João Paulo.

A movimentação ocorre meses depois de Jesualdo, assessores e aliados de Dani Portela terem divulgado cartas de desfiliação do PSOL.

Os textos citavam divergências internas, incluindo a destituição de Jesualdo e outros dois dirigentes ligados à deputada, o que teria ocorrido sem explicações claras.  

Nas eleições municipais de 2024, quando Dani Portela disputou a Prefeitura do Recife, sua candidatura contou com o apoio de setores do PT, incluindo João Paulo, a vereadora Kari Santos e militantes petistas, o que estreitou os laços entre a psolista e o partido.  

Veja Também

Com as recentes desfiliações, surgiram especulações sobre a possibilidade de Dani Portela também deixar o PSOL.

No entanto, por ocupar um mandato, ela só poderia trocar de sigla em 2026, durante a janela partidária.

Apesar disso, a deputada negou que estivesse planejando sair do PSOL e reafirmou sua crença nas propostas da legenda.  

A desfiliação em massa incluiu figuras de destaque, como o presidente do PSOL no Recife, Thiago Carvalho, e a presidente da federação Rede-PSOL na capital, Luiza Caroline.

O grupo atribui a saída a divergências internas, especialmente as que motivaram o desligamento de Jesualdo e outros militantes.

Durante uma conversa com veículos de imprensa da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em novembro do ano passado, Portela afirma que não recebeu nenhum convite de outras legendas e que segue no PSOL, por ainda acreditar no projeto do partido.

“A política é um ambiente onde existem muitas disputas. Eu nunca estive nisso, apostar em disputa. Para mim, quando acontecem casos assim, todo mundo perde. O PSOL é um partido que eu ainda acredito muito. É um partido que constrói, que está no campo que eu acredito, com as lutas e bandeiras que são importantes para mim, então, eu não sigo no PSOL, não apenas para cumprir a janela”, disse na época.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:53, 14 Fev

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Manifestação na Paulista
Manifestação

Oposição convoca atos em 1º de março por impeachment de Lula, Toffoli e Moraes

Manifestações estão previstas para São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre em meio à crise envolvendo o caso Banco Master.

Governadora ao lado de Mano e Andrea Medeiros, prefeito e primeira-dama de Jaboatão.
Participação

Em Jaboatão, governadora prestigia carnaval ao lado do prefeito Mano e primeira-dama Andrea Medeiros

A Folia de Momo em Jaboatão tem uma expectativa de público superior a 100 mil foliões por noite, considerando todos os polos da cidade.

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

mais notícias

+

Newsletter