Pernambuco, 03 de Maio de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Lula pode enviar projeto com urgência no Congresso se escala 6x1 não avançar, diz ministro

A medida impõe que tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado tenham 45 dias para deliberar o tema, sob pena de trancamento da pauta.

Ricardo Lélis

03 de março de 2026 às 17:21   - Atualizado às 17:21

Lula ao lado de Luiz Marinho.

Lula ao lado de Luiz Marinho. Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse nesta terça-feira, 3 de março, em São Paulo, que o governo poderá enviar um projeto de lei com urgência para o Congresso Nacional, caso as discussões que tratam sobre a jornada de trabalho, como o fim da escala 6x1 e a redução de horas semanais, não caminhem na"velocidade desejada”.

A urgência impõe que tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado tenham 45 dias para deliberar o tema, sob pena de trancamento da pauta.

“Tem um debate importante com a direção das duas Casas [Câmara e Senado]. O presidente [da Câmara] Hugo Motta assumiu conosco de tocar as duas coisas: as PECs [Proposta de Emenda à Constituição] que estavam lá e também os projetos de lei [PL] vigentes que estão tramitando na Casa. Evidentemente que o PL pode ter uma velocidade maior que o da PEC. Mas o governo não descarta, a depender da conversa entre o presidente Hugo Mota e o presidente Lula, de mandar um projeto de lei em urgência. Se as coisas não caminharem na velocidade desejada, nós podemos encaminhar um projeto de lei com urgência que, acredito, seria a possibilidade dela evoluir”, disse o ministro, durante entrevista coletiva em que divulgou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Uma das PECs que tramitam atualmente no Congresso aumenta de um para dois dias o descanso mínimo semanal — preferencialmente aos sábados e domingos - e diminui de 44 para 36 horas o tempo máximo de trabalho semanal, sem contar horas extras.

Atualmente, a Constituição estabelece que a carga de trabalho será de até oito horas diárias e até 44 horas semanais.

Veja Também

Durante entrevista a jornalistas, Marinho disse considerar viável o fim da jornada 6×1, mas ressaltou que a prioridade do governo é a redução de jornada que, em sua visão, já deveria ter ocorrido.

“Nesta fase, acredito sinceramente que é plenamente possível reduzir a jornada máxima de 44 para 40 horas semanais. E, portanto, isso pode levar à condição de acabar com a escala 6x1, que é o grande sonho de milhões de trabalhadores e trabalhadoras, em particular do comércio e serviço.”

Ele também reiterou que não há discussão atualmente no governo sobre compensações fiscais às empresas como contrapartida para a mudança. Para ele, “o pressuposto para a compensação é o aumento da produtividade”.

“Não faz sentido, na minha opinião, pensar em incentivos fiscais para a questão [da redução] da jornada parcial”, disse o ministro.

“É preciso que o mundo empresarial, os trabalhadores e suas representações colaborem no sentido de melhorar o ambiente do mundo do trabalho. Se você evitou acidente, evitou doenças, você vai aumentar a produtividade. Se você investir em tecnologia, você vai garantir o aumento da produtividade. E o Brasil precisa melhorar a produtividade”, afirmou.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:50, 03 Mai

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Vereador Thiago Medina e o deputado federal Mendonça Filho.
Reação

Políticos do PL-PE dizem que Lula usa enchentes em Pernambuco para fazer campanha de João Campos

O deputado federal Mendonça Filho e o vereador do Recife, Thiago Medina, criticaram postura do petista por não tratar o tema com o Governo de Pernambuco.

Técio Teles critica reunião de João Campos com o prefeito de Goiana, Marcílio Régio.
Opinião

"João Campos sofre da Síndrome de ser governador de Pernambuco", diz Técio Teles sobre ex-prefeito

O presidente estadual do Partido Novo-PE, relata que o socialista não tem competência para dizer que vai ajudar Goiana se não ajudou nem o Recife.

Prefeito de Camaragibe, Diego Cabral.
Comunicado

Prefeito de Camaragibe cancela as comemorações pelos 44 anos de emancipação devido às fortes chuvas

"A nossa prioridade neste momento é a segurança de toda a população", disse Diego Cabral.

mais notícias

+

Newsletter