Pernambuco, 27 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo de Pernambuco envia à Alepe proposta para instituir Fundo de Segurança Alimentar

Esses recursos serão usados para fortalecer serviços, programas e ações que garantem comida na mesa, especialmente para quem mais precisa.

Isabella Lopes

07 de novembro de 2025 às 13:14   - Atualizado às 13:15

Raquel Lyra assinando documento.

Raquel Lyra assinando documento. Foto: Raissa Maria / SAS.

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), enviou à Assembleia Legislativa do Estado (ALEPE) o Projeto de Lei que cria o Fundo Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (FESSAN/PE).

Essa iniciativa vem para garantir um financiamento contínuo e estruturado para a política estadual de segurança alimentar, que luta de forma firme contra a fome e a má nutrição em todo o nosso estado.

A criação do FESSAN representa um marco importante na organização dessa política pública, alinhada às leis que garantem o direito humano à alimentação adequada. Com o Fundo, Pernambuco vai poder captar e aplicar recursos de várias fontes, bem como repasses federais, orçamento próprio, doações e parcerias.

Esses recursos serão usados para fortalecer serviços, programas e ações que garantem comida na mesa, especialmente para quem mais precisa, como populações em situação de vulnerabilidade, povos tradicionais, crianças, idosos e mulheres que sofreram violência.

Felipe Medeiros, secretário executivo de Combate à Fome, destacou o caráter inovador da proposta: “A criação do FESSAN é uma iniciativa inédita em Pernambuco e representa um avanço estratégico na estruturação da política de segurança alimentar. Com esse fundo, o Estado passa a contar com um instrumento próprio e permanente para financiar ações que garantem comida no prato e dignidade à população.”

Veja Também

O Fundo também vai possibilitar o apoio a ações emergenciais, projetos da sociedade civil ligados ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), pesquisas e iniciativas que incentivem uma alimentação saudável e modos de produção e distribuição de alimentos mais sustentáveis. A SAS ficará responsável pela gestão do Fundo, sempre com a participação do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, garantindo transparência e controle social.

O projeto foi enviado para tramitação em regime de urgência, diante do grave cenário de insegurança alimentar que atinge 4,9% dos domicílios em Pernambuco, segundo dados recentes do IBGE. Outros estados, como Ceará e Santa Catarina, já contam com fundos semelhantes e com resultados positivos na área.

Com o FESSAN/PE, Pernambuco dá mais um passo fundamental para fortalecer uma política pública que é sólida, participativa e sustentável, colocando o direito à alimentação adequada no centro das prioridades para transformar a vida da nossa gente.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:11, 27 Out

Imagem Clima

31

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula completa 81 anos após vitória que garantiu quarto mandato presidencial.
Comemoração

Lula completa 81 anos após vitória que garantiu quarto mandato presidencial

Reeleito com 51,79% dos votos válidos, petista assumirá novo governo em janeiro de 2027 e ampliará recorde como presidente mais velho a tomar posse no Brasil.

Flávio Bolsonaro ao lado de aliados após resultado nas Eleições 2026.
Deslocamento

Flávio Bolsonaro teria ido aos EUA após ordem do STF para entregar passaportes, diz jornal argentino

Senador Rogério Marinho negou a viagem, enquanto a suposta saída do país é apurada após decisão do STF que determinou a entrega dos passaportes.

Presidente Lula.
Alteração

Lula vai tomar posse para quarto mandato em 5 de janeiro; entenda mudança

Desde a promulgação da Constituição de 1988, a data de posse ocorria sempre no dia 1º de janeiro.

mais notícias

+

Newsletter