Pernambuco, 26 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

GOVERNO notifica YOUTUBE a remover vídeos com informação falsa de que presidente LULA morreu

A suposta notícia de seu falecimento está entre os conteúdos falaciosos que circulam na rede.

Cami Cardoso

14 de dezembro de 2024 às 13:10   - Atualizado às 13:26

GOVERNO notifica YOUTUBE a remover vídeos com informação falsa de que presidente LULA morreu

GOVERNO notifica YOUTUBE a remover vídeos com informação falsa de que presidente LULA morreu Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu, via ação extrajudicial, que a plataforma YouTube remova, em até 24 horas, vídeos com informações falsas sobre a saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A suposta notícia de seu falecimento está entre os conteúdos falaciosos que circulam na rede.

"Trata-se, portanto, de desinformação, pois expõe manifestação sobre fatos que não condizem com a realidade, cujo propósito é o de enganar o público sobre a real condição de saúde do Presidente da República. Além de enganosas e fraudulentas, as postagens configuram-se como ato antijurídico, uma vez que violam o direito à informação (art. 5º, inciso XIV e art. 220, da CRFB) e extrapolam os limites da liberdade de expressão, caracterizando-se como evidente abuso de direito (art. 187 do Código Civil)", afirma a Advocacia-Geral da União (AGU).

A alegação da AGU é que as postagens violam os termos de uso do Youtube Brasil, que prevê a retirada de conteúdos que estiverem em desalinho com a legislação ou que causem prejuízo a terceiros, como o uso para a proliferação de desinformação e discursos de ódio.

"Dessa forma, as narrativas identificadas apresentam desinformação sobre o estado de saúde do presidente, inclusive sobre sua morte, gerando confusão a respeito de assunto de relevância pública, com potencial de atingir a confiança nas instituições públicas e, em particular, afetar a própria estabilidade política e econômica do país", alerta a AGU em trecho do documento.

A AGU também solicita que caso "caso não seja atendido o pedido principal da notificação - isto é, a remoção dos conteúdos em, no máximo, 24 horas -, que as postagens sejam identificadas e marcadas, no mesmo prazo, com as informações condizentes com a realidade, a exemplo dos informes constantes nos boletins divulgados pela equipe médica do presidente".

O que se sabe sobre a saúde de Lula?

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sob cuidados semi-intensivos. Segue lúcido e orientado, alimentou-se normalmente e realizou caminhada pelos corredores nesta sexta-feira. O Presidente continua sob acompanhamento da equipe médica liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio", segundo a nota da assessoria de imprensa do hospital divulgada às 11h20min desta sexta- feira, 13.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:20, 26 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Nunes Marques, presidente do TSE
Brasil

Nunes Marques diz que ligou para Lula e Flávio Bolsonaro para confirmar resultado do 2° turno

"Registro o convite para os dois candidatos para confirmar o resultado do voto", disse o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Governadora Raquel Lyra e presidente Lula
Mensagem

Raquel Lyra parabeniza Lula pela reeleição e defende união entre governos

Em mensagem publicada nas redes sociais, governadora de Pernambuco desejou sucesso ao petista no novo mandato e destacou a importância da união.

Lula durante ato de campanha com aliados.
Inédito

Vitória de Lula marca primeira virada em disputa presidencial em 2º turno

O presidente ampliará o período de poder do Partido dos Trabalhadores (PT) no Brasil pós-redemocratização.

mais notícias

+

Newsletter