Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Prefeitura de Olinda fiscaliza depósito indevido de entulho na Pan Nordestina e autua infrator

No local, os fiscais da prefeitura constataram movimentação de terra e descarte irregular de resíduos provenientes de obra particular.

Gabriel Alves

15 de outubro de 2025 às 17:32   - Atualizado às 17:32

Fiscalização da Prefeitura de Olinda.

Fiscalização da Prefeitura de Olinda. Foto: Divulgação

Em uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Olinda, uma equipe de fiscalização identificou o depósito indevido de entulho e terra no canteiro central da Avenida Pan Nordestina, na PE-15, uma das principais vias de acesso da cidade. A operação foi desencadeada após denúncias da população sobre o acúmulo de materiais em áreas públicas.

Durante a intervenção, a Guarda Civil de Olinda deu suporte às equipes de fiscalização, garantindo a segurança dos servidores e a integridade da operação. No local, os fiscais constataram movimentação de terra e descarte irregular de resíduos provenientes de obra particular. O responsável foi intimado pela Secretaria de Gestão Urbana (SGU) e se comprometeu a realizar, até a próxima segunda-feira, 20 de outubro, a remoção completa do material depositado de forma irregular.

A medida representa uma grande economia para os cofres públicos, já que a retirada será feita pelo próprio infrator, sem custos para o município.

“A Limpeza Urbana tem um custo anual de aproximadamente R$ 4,2 milhões somente com a remoção de entulhos e terra descartados irregularmente. Esse valor poderia ser investido em ações como tapa-buracos, revitalização de praças e manutenção de jardins”, destacou Carlos Soares, diretor interino de Limpeza Urbana.

A Prefeitura reforça que o descarte de entulho em locais públicos é crime ambiental, sujeito a multas e sanções administrativas. Com o objetivo de ampliar o monitoramento e prevenir novas ocorrências, a SGU conta agora com oito novos fiscais, que estão sendo capacitados para atuar de forma integrada com a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAPU) e a Guarda Civil Municipal.

Veja Também

Capacitação em Olinda

A Sala do Empreendedor de Olinda, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo, oferece, nesta segunda quinzena de outubro, uma programação de capacitações gratuitas voltadas ao empreendedorismo e à profissionalização.

São cursos de variados temas, como oratória, marketing digital, design de sobrancelhas e muito mais. Confira, abaixo, as capacitações disponíveis na Sala do Empreendedor.

Os interessados podem se inscrever pelo link específico de cada curso ou presencialmente, chegando alguns minutos antes do início das aulas na Sala do Empreendedor, localizada na Avenida Liberdade, nº 68, bairro do Carmo. A equipe estará disponível para auxiliar no processo de inscrição.

Além disso, também é possível se inscrever ou buscar mais informações no perfil do Instagram da Sala do Empreendedor.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:14, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Secretário municipal na esquerda, os dois filhos abaixo, companheira acima, filha do prefeito de Itumbiara, que está ao lado.
Tristeza

Prefeito tem infarto após saber que genro, secretário municipal, se matou depois de assassinar netos

De acordo com informações preliminares, o gestor do município foi socorrido às pressas e encaminhado para um hospital e tem estado de saúde considerado grave.

Secretário da prefeitura que se suicidou, ao lado dos filhos que ele matou antes.
Tragédia

Secretário de prefeitura mata os dois filhos a tiros e tira a própria vida em seguida

Thales Machado era genro do gestor municipal, Dione Araújo (UB), e escreveu, na noite da quarta-feira (11), uma carta aberta nas redes sociais.

Amarelinhos da CTTU
Contrato

Amarelinhos da CTTU passaram 5 anos sem receber férias, denuncia vereador

Parlamentar afirma que empresa terceirizada descumpriu direitos trabalhistas durante contrato com a Prefeitura do Recife.

mais notícias

+

Newsletter