Prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros, na celebração dos 428 anos da Festa do Glorioso Santo Amaro. Foto: Josué da Mata/Divulgação
Como parte da programação que celebra os 428 anos da Festa do Glorioso Santo Amaro, padroeiro do município, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promoveu, nesta quinta-feira, 8 de janeiro, uma edição especial do projeto Caravana da Gente. A ação percorre diferentes localidades levando para junto da população diversos serviços e atendimentos de saúde e cidadania.
Nesta primeira atividade de 2026, a comunidade atendida é a que fica no entorno da matriz de Santo Amaro, em Jaboatão Centro. O prefeito Mano Medeiros, ao lado da gestora do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS) do Jaboatão, Andréa Medeiros, acompanhou o início dos trabalhos, juntamente com o pároco da Igreja de Santo Amaro, padre Rogério Silva.
Entre as atividades e ações oferecidas, consultas com clínico geral, odontomóvel, teste de glicemia, aferição de pressão, teste rápido de HIV e Hepatite, emissão de cartão do SUS, consulta jurídica, exame de mamografia, cadastro e atualização do CadÚnico, consulta e vacinação de animais de pequeno porte, corte de cabelo, iluminação pública com a EMLUME e orientações e suporte com a Defesa Civil do município. As tendas com os diversos serviços foram montadas na ladeira que dá acesso à Igreja de Santo Amaro e as fichas foram distribuídas no início dos atendimentos.
Passando em cada uma das atividades realizadas, o prefeito Mano Medeiros falou da alegria de abrir o ano com essa primeira caravana durante as comemorações do padroeiro de Jaboatão dos Guararapes.
“Muito feliz e realizado participando desse grande momento de devoção aqui no nosso município, que é a festa do Glorioso Santo Amaro. Quem não veio, ainda dá tempo de vir, pois temos sete dias pela frente. E, integrando a programação de atividades, com muita atenção à comunidade daqui, decidimos pela realização dessa primeira edição de 2026 do projeto aqui, na frente da matriz”, informou.
Segundo a gestora do PPS, Andréa Medeiros, o momento é de agradecer e celebrar a fé.
“Você que ainda não veio, venha receber a bênção de Santo Amaro. Venha subir essa ladeira que está engrandecida de muita fé. Até o dia 15, serão muitos dias de festividades e atividades, a exemplo dessa iniciativa da Prefeitura de trazer tantos atendimentos de saúde, cidadania e serviços de orientação para a comunidade. A festa é um sucesso e tem muito ainda para acontecer, mas principalmente muita devoção ao nosso padroeiro”, destacou Andréa.
Em nome da paróquia de Santo Amaro, o padre Rogério Silva reforçou a gratidão pela união entre a igreja e a administração municipal em prol do padroeiro e dos fiéis.
“Essa festa é em parceria com a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, a quem agradeço em nome do prefeito Mano Medeiros e da primeira-dama Andréa Medeiros. Uma festa para todos participarem, para toda a família, com várias missas, atrações culturais, procissões e muita fé. Não quebre essa corrente de oração e chuva de bênçãos em toda a nossa igreja e em todo Jaboatão dos Guararapes. Gratidão à Prefeitura também pela realização dessa caravana nesse terceiro dia de programação, com todos esses serviços”, afirmou.
A Festa do Glorioso Santo Amaro segue até o dia 15 de janeiro, data oficial em que se celebra o padroeiro do Jaboatão dos Guararapes. Além das procissões, sempre saindo de uma paróquia e localidade diferente, a programação contará com missas, novenários e um bingo. Na parte cultural, até a próxima quinta-feira, haverá apresentações de nomes como Padre João Carlos, Banda Boa Música, Padre Fábio de Melo, Tio Bruninho, DJ Ronny Moura e Cristina Amaral.
3
09:08, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com informações preliminares, o gestor do município foi socorrido às pressas e encaminhado para um hospital e tem estado de saúde considerado grave.
Thales Machado era genro do gestor municipal, Dione Araújo (UB), e escreveu, na noite da quarta-feira (11), uma carta aberta nas redes sociais.
Parlamentar afirma que empresa terceirizada descumpriu direitos trabalhistas durante contrato com a Prefeitura do Recife.
mais notícias
+