Pernambuco, 13 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Lula transforma antigo prédio do INSS na área central do Recife em projeto habitacional

O acordo foi firmado entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o governo do estado.

Jameson Ramos

28 de março de 2025 às 14:40   - Atualizado às 14:41

Prédio do antigo INSS.

Prédio do antigo INSS. Foto: Divulgação

Prédio do INSS, localizado na Rua Marquês do Recife, no bairro Santo Antônio, na capital pernambucana, será transformado em projeto habitacional de interesse social. O acordo foi firmado na última terça, 25 de março, entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o governo do estado.

A audiência efetivou ideia tratada entre o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), e a governadora do estado, Raquel Lyra (PSD), desde o ano passado. Participaram, além da equipe do governo e da autarquia federal, a Advocacia-Geral da União (AGU), a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério Público Federal (MPF), a Prefeitura do Recife e o Movimento de Luta e Resistência pelo Teto (MLRT).

Há mais de 20 anos, em decorrência de desgaste geral, a edificação não é usada pelo Instituto, e desde de 2021 está ocupada pelo MLRT. O Ministério da Previdência Social aponta que a autarquia tentou de várias formas iniciar uma reforma, mas o prédio foi alvo, durante muitos anos, de recorrentes ataques de vandalismo e depredação.

A entrega das obras está programada para acontecer em 2028. O movimento garante, por meio do acordo, retirar as famílias do prédio até que a reforma seja concluída e as pessoas possam receber as chaves da casa nova. Durante esse período, o governo do estado pagará auxílio-moradia para quem estava residindo no local.

A representante da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Érika Lócio, reforçou o comprometimento do Governo do Estado de Pernambuco com projetos dessa natureza. “Esse é apenas um dos acordos que celebramos nos últimos meses. O Governo tem focado na garantia de direitos e, principalmente, fortalecer a questão da moradia no estado com muito respeito à população e parceira com as instituições”, concluiu.

Para o superintendente regional do INSS do Nordeste, Caio Maia Figueiredo, esse acordo reforça a importância do trabalho de destinação dos imóveis da união para moradias populares. “Graças à sensibilidade de todas as instituições envolvidas e , principalmente, da governadora Raquel Lyra e do ministro Carlos Lupi, podemos alterar a destinação de um prédio sem atividade para um habitacional bem no centro da capital pernambucana”, enfatizou.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:53, 13 Set

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Candidato a deputado estadual pelo PSD, César Ramos se reúne com a vereadora Erika Uchôa, moradores e apoiadores durante agenda política no município
Agenda

César Ramos recebe lideranças ligadas a vereadora Erika Uchôa e amplia sua atuação política

Durante o encontro, o candidato a deputado estadual pelo PSD, apresentou propostas e ouviu demandas e sugestões dos participantes.

Ministro Edson Fachin, presidente do STF.
Master

Fachin assume relatoria de caso sobre Alexandre de Moraes e Daniel Vorcaro no STF

A mudança na relatoria ocorreu no sábado, 12 de setembro, após o ministro André Mendonça encaminhar o processo à Presidência do STF.

Marília Arraes, candidata ao Senado por Pernambuco
Agenda

Marília Arraes faz novo giro pelo Agreste e amplia mobilização da Frente Popular

Candidata ao Senado esteve em Orobó, Casinhas, Santa Cruz do Capibaribe e Surubim ao lado de João Campos, Humberto Costa e lideranças da região

mais notícias

+

Newsletter