Pernambuco, 12 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Lula tem rejeição de 49% dos eleitores evangélicos, diz Datafolha

Apesar dos esforços para se aproximar do seguimento cristão, em comparação ao último censo, o nível de reprovação só aumentou.

Cami Cardoso

05 de abril de 2025 às 13:12   - Atualizado às 13:50

Presidente Lula

Presidente Lula Foto: Agência Brasil

Apesar da popularidade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter parado de cair, a gestão ainda não se recuperou do tombo histórico atingido no terceiro mandato do petista e registrado em fevereiro pelo Datafolha, quando aprovação caiu de 35% para 24%.

No cenário geral do novo levantamento divulgado nesta sexta-feira, 4,38% consideram o governo como ruim ou péssimo, ante 29% que avaliam a gestão como ótima ou boa.

Quando os números são avaliados conforme a religião que o eleitor diz seguir, os católicos estão divididos entre os que consideram que Lula está fazendo um bom trabalho, e os que acham o oposto - com 34% de cada, enquanto 32% considera o governo regular.

O presidente tem tentado se aproximar do público religioso também como forma de melhorar a popularidade. No mês passado, em um evento de inauguração de uma barragem no Rio Grande do Norte, Lula convidou um arcebispo para rezar "Pai Nosso" e, no mesmo evento, atacou Jair Bolsonaro (PL) dizendo que o ex-chefe do Executivo mentia ao falar que era religioso, porque "não se usa o nome de Deus em vão".

Entre os evangélicos, grupo historicamente mais bolsonarista, 49% considera o governo do petista ruim ou péssimo, enquanto 19% avalia com bom ou ótimo. Os números oscilaram levemente comparados ao último levantamento, quando 48% reprovavam e 21% aprovavam a gestão.

Entre os segmentos dos entrevistados, somente os eleitores do Nordeste mantém a avaliação positiva do governo maior que a negativa, com 38% de aprovação, ante 26% de reprovação.

Mesmo assim, ainda não houve recuperação da queda na aprovação do governo pelos nordestinos, registrada entre dezembro de 2024 para fevereiro deste ano, de 16 pontos porcentuais.

Entre as duas pesquisas, o número dos satisfeitos no reduto histórico petista oscilou cinco pontos para cima, considerando a margem de erro por regiões, que fica entre dois e seis pontos porcentuais

Já os eleitores que consideram o governo Lula como ruim ou péssimo estão concentrados no Sul, com 46% de rejeição, ante 26% de aprovação.

Também têm os maiores índices de reprovação por segmento os homens, com 42% (enquanto 27% consideram positivo e 30% regular), e os mais ricos, com renda de mais de dez salários mínimos.

Entre eles, 51% rejeitam o governo, mas o índice era de 63% em fevereiro. Os que aprovam, foram de 18% para 31%. A margem de erro do segmento é de oito pontos porcentuais.

Estadão Conteúdo.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:37, 12 Jul

Imagem Clima

22

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Emmanuel Macron e Lula em Paris.
Impacto

Macron critica tarifas de Trump e pede reação firme da Europa contra medidas dos EUA

Na rede social X, Emmanuel Macron afirmou compartilhar "a mesma forte desaprovação" quanto às tarifas impostas por Donald Trump.

Campanha "Defenda o Brasil do PT".
Viral

Direita lança "Defenda o Brasil do PT" e campanha domina internet com 1 milhão de menções

A mobilização foi impulsionada por parlamentares e apoiadores da direita como uma reação direta à campanha "Defenda o Brasil", lançada por Lula.

Michelle Bolsonaro e Lula.
Fala

Michelle Bolsonaro pede em carta que Lula "baixe as armas" e "assuma os erros"

A ex-primeira dama leu a carta durante um evento no Acre, neste sábado, 12 de julho.

mais notícias

+

Newsletter