Lula e Carro-Pipa Foto Montagem/Portal de Prefeitura
O Governo Federal anunciou a suspensão temporária da Operação Carro-Pipa, que atende comunidades em 70 municípios da Paraíba, agravando a situação de milhares de famílias no semiárido. A decisão, comunicada na última sexta-feira (22), foi motivada pela falta de repasses financeiros necessários para a continuidade do programa. O abastecimento de água será interrompido a partir do dia 25 de novembro.
O Escritório Regional do Primeiro Grupamento de Engenharia do Exército enviou o aviso aos coordenadores da Defesa Civil, informando que, devido à ausência de recursos, a operação precisaria ser paralisada. Isso gerou grande preocupação, especialmente em uma época de altas temperaturas e maior demanda por água.
Gerônio Neto, coordenador da Defesa Civil de Junco do Seridó, enfatizou a gravidade da medida, alertando que a suspensão pode ter sérias consequências para as comunidades que dependem exclusivamente da Operação Carro-Pipa para garantir o abastecimento. Prefeitos e gestores locais estão se mobilizando para buscar alternativas junto a parlamentares e autoridades federais.
A suspensão da operação levanta novamente o debate sobre a fragilidade do sistema de abastecimento no semiárido e a necessidade de políticas públicas mais eficazes para combater a seca na região. Lideranças locais pedem uma ação rápida para evitar um colapso no abastecimento de água e prevenir uma tragédia humanitária.
As autoridades federais ainda não se pronunciaram sobre soluções emergenciais, mas a pressão cresce para evitar maiores danos à população. A busca por alternativas já está em curso, mas o tempo para reverter a situação é cada vez mais curto.
A Operação Carro-Pipa é uma ação coordenada pelo Governo Federal do Brasil, com a participação do Exército Brasileiro, que visa garantir o fornecimento de água potável para populações em áreas do Nordeste e parte do Norte do Brasil, principalmente no semiárido. Essa operação tem como principal objetivo atender regiões que sofrem com a seca prolongada e a falta de infraestrutura adequada de abastecimento de água.
Na prática, a Operação Carro-Pipa consiste no envio de caminhões-pipa, que são veículos adaptados para transportar e distribuir água, para as áreas afetadas. Essas distribuições ocorrem em comunidades rurais, vilarejos, municípios e até mesmo em escolas e hospitais localizados em áreas remotas e de difícil acesso, que não têm acesso regular a água potável.
O Nordeste brasileiro, que abrange estados como Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Piauí, além de partes do Maranhão e Minas Gerais, é uma das regiões mais afetadas pela seca no Brasil. A escassez de água é um problema crônico, que se intensifica em períodos de estiagem severa. Nesse cenário, a Operação Carro-Pipa se torna uma medida essencial para garantir que essas populações possam ter acesso à água para consumo diário.
A operação foi instituída na década de 1960, mas foi reestruturada ao longo dos anos, especialmente após a seca de 2012. Atualmente, a Operação Carro-Pipa é coordenada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), com a participação do Exército Brasileiro. Em períodos críticos de seca, como os que afetam a região semiárida do Nordeste, essa operação se torna ainda mais fundamental para a sobrevivência das populações locais.
2
3
09:15, 28 Mar
26
°c
Fonte: OpenWeather
A publicação foi feita após a participação do senador no Conservative Political Action Conference (CPAC), nos Estados Unidos.
A senadora também mencionou que acredita que o filho do ex-presidente é o candidato com mais chances de enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito.
"Coloco meu nome à disposição com a responsabilidade de quem conhece de perto as necessidades do povo", disse o ex-prefeito de Goiana.
mais notícias
+