Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Lula autoriza pagamento de mais seis meses de salário para ex-ministra Cida Gonçalves

A decisão visa prevenir eventuais conflitos de interesses, já que a ex-gestora federal pretende retomar atividades em uma empresa da qual foi sócia.

Everthon Santos

04 de julho de 2025 às 09:07   - Atualizado às 09:08

Presidente Lula e a ministra Cida Gonçalves abraçados.

Presidente Lula e a ministra Cida Gonçalves abraçados. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Comissão de Ética Pública do Governo Lula autorizou o pagamento de mais seis meses de salário para a ex-ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, como forma de quarentena após sua saída do cargo.

A medida visa prevenir eventuais conflitos de interesses, já que a ex-gestora federal pretende retomar atividades em uma empresa da qual foi sócia até ingressar no governo federal.

Cida deixou o ministério há pouco mais de dois meses. No período em que integrou a equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ela recebia um salário bruto mensal de R$ 46 mil. Com a decisão do colegiado, a ex-ministra seguirá recebendo esse valor até outubro, mesmo sem exercer função pública.

O caso foi analisado pelo Governo Lula após a própria Cida Gonçalves acionar o órgão para avaliar a possibilidade de retorno à Xaraés Consultoria e Projetos, uma empresa que, entre outros serviços, presta apoio a projetos sociais e também participa de licitações com entes públicos. Por esse motivo, os conselheiros entenderam que haveria risco de uso indevido de informações obtidas enquanto Cida ocupava o cargo.

“Apesar de ser uma empresa de cunho social, ela é uma empresa privada, e corre o risco de informações que eu tinha ser usada para licitações”, explicou Cida, ao comentar a decisão. “Então, eles [CEP] me garantiram a quarentena. Durante seis meses, até o final de outubro, eu não volto para a Xaraés. Eu volto só depois.”

Veja Também

A quarentena é prevista em legislação que rege a conduta de autoridades públicas após o exercício de cargos estratégicos no Executivo.

O objetivo é evitar que ex-ocupantes de cargos de alto escalão utilizem conhecimentos privilegiados para beneficiar organizações privadas, especialmente em processos de contratação pública.

A Xaraés Consultoria, segundo informações disponíveis, atua com projetos voltados a políticas públicas, especialmente nas áreas de igualdade de gênero e desenvolvimento social. A empresa também já trabalhou com capacitações e monitoramento de políticas municipais e estaduais.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:08, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter