Pernambuco, 23 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Lula acompanha com preocupação envio de militares dos EUA à América Latina, diz jornal

A operação foi justificada por Washington como uma ação contra cartéis envolvidos com o narcotráfico na região.

Ricardo Lélis

16 de agosto de 2025 às 17:50   - Atualizado às 17:50

Donald Trump, líder da Casa Branca, e Lula.

Donald Trump, líder da Casa Branca, e Lula. Fotos: Casa Branca/Flickr e Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil.

O governo brasileiro monitora com apreensão a mobilização de forças navais e aéreas determinada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para o Mar do Caribe Meridional.

Segundo fontes ouvidas pela agência Reuters, a operação foi justificada por Washington como uma ação contra cartéis latino-americanos envolvidos com o narcotráfico.

Enquanto o governo mexicano, liderado por Claudia Sheinbaum, afirmou que a medida ocorre em águas internacionais e não configura intervenção, em Brasília a avaliação é mais preocupante.

Auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ouvidos pelo jornal O Globo, manifestaram temor de que o envio de tropas estrangeiras à região represente riscos à soberania, especialmente diante da possibilidade de incursões em território brasileiro.

O alvo central da ofensiva norte-americana é o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que recentemente teve a recompensa por sua captura aumentada em US$ 50 milhões pelo governo Trump, sob acusação de vínculos com o narcotráfico. Em resposta, Maduro fez um alerta: “não nos ataquem, pois a resposta pode ser o fim do império americano”.

Veja Também

O contingente enviado pelos EUA inclui o Grupo Anfíbio de Prontidão Iwo Jima e a 22ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais, sob comando do Southcom, além de submarino nuclear de ataque, aeronaves P-8 Poseidon, contratorpedeiros e um cruzador de mísseis guiados.

De acordo com fontes americanas ouvidas pela CNN, a movimentação é uma demonstração de força, mas mantém flexibilidade para futuras operações contra cartéis classificados pela administração Trump como “narcoterroristas”. Essa designação, prioridade do governo republicano, permite ampliar o uso de recursos militares e de inteligência com menos restrições legais.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:34, 23 Abr

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula dando beijo na cabeça de Raquel Lyra.
Iniciativa

Ao lado de Raquel, ministro de Lula entrega duplicação da BR-104 em Pernambuco nesta quinta (23)

O trecho fica localizado entre o entroncamento com a PE-160, em Pão de Açúcar, e o km 33, em Vila Canaã, no município de Toritama, no Agreste.

Secretária de Saúde de Maceió é alvo de investigação por suposta fraude em prova de medicina
Suspeita

Secretária de Saúde de Maceió é alvo de investigação por suposta fraude em prova de medicina

O caso foi registrado como uma tentativa de fraude em exame acadêmico, configurando, em tese, o crime de falsidade ideológica.

Donald Trump e Lula.
Medida

"Eles fizeram conosco, a gente vai fazer com eles", diz Lula sobre Governo Trump

O presidente brasileiro elogiou o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, por retirar as credenciais diplomáticas de um agente de imigração dos Estados Unidos que atuava em Brasília.

mais notícias

+

Newsletter