Pernambuco, 24 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Lula oficializa, no Diário oficial, exoneração de Danilo Cabral (PSB) da Sudene

Foi publicada nesta quinta-feira (7) a exoneração de Danilo Cabral (PSB) da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste.

Redação Portal de Prefeitura

07 de agosto de 2025 às 15:32   - Atualizado às 15:39

Lula e Danilo Cabral

Lula e Danilo Cabral Foto: Divulgação

Foi publicada nesta quinta-feira (7), no Diário Oficial da União, a exoneração de Danilo Cabral (PSB) da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A decisão oficializa o encerramento de sua gestão após dois anos e dois meses à frente da autarquia vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Durante seu período como superintendente, Danilo Cabral foi reconhecido por tirar a Sudene do isolamento institucional e por reforçar o papel da entidade como articuladora de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional. A exoneração de Danilo Cabral gerou repercussão política em Pernambuco, onde ele recebeu amplo apoio de diversos setores.

Em entrevista, Cabral agradeceu à rede de solidariedade que se formou após o anúncio de sua saída. “Agradeço de forma sincera e profunda esse gesto que gerou, de certa forma, uma inédita unidade, em tempos recentes, em Pernambuco”, afirmou.

Compromisso com o Nordeste e críticas veladas

Questionado sobre os motivos da exoneração, o ex-superintendente disse que não recebeu explicações detalhadas durante sua conversa com o ministro Waldez Góes, responsável pela pasta. Ele destacou, no entanto, que sua atuação sempre foi guiada pela defesa dos interesses regionais.

“Se a minha saída foi gerada pela defesa de Pernambuco, levo esse custo político em qualquer condição. Onde tiver o interesse de Pernambuco, vou defender. Não fui para a Sudene para defender um estado isoladamente ou um grupo empresarial, fui para cumprir um papel em nome do desenvolvimento da região Nordeste. Se isso contrariou alguém, preciso frisar que meu compromisso, minha trajetória de vida foi em defesa de Pernambuco e, na Sudene, do Nordeste”, declarou.

A exoneração de Danilo Cabral ocorre em meio a movimentações políticas e realinhamentos dentro do governo federal. A Sudene é responsável por articular programas e projetos estruturantes para os estados nordestinos e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Até o momento, não foi divulgado oficialmente o nome do sucessor de Cabral no comando da instituição.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:15, 24 Set

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Presidente Lula (PT).
Eleições

Pesquisa Real Time Big Data: governo Lula tem 45% de aprovação e 52% de desaprovação

Na avaliação geral do mandato, 32% dos entrevistados classificam o governo como ótimo ou bom. Outros 22% consideram a gestão regular.

Flávio Bolsonaro e Lula
Cenário

Pesquisa Real Time Big Data mostra Flávio com 45% e Lula com 44% no 2º turno

O levantamento do Real Time Big Data entrevistou 2.000 eleitores entre os dias 19 e 23 de setembro de 2026. As entrevistas foram realizadas por telefone e por meio de recrutamento digital.

Lula e Flávio Bolsonaro.
Pesquisa

Real Time Big Data: Lula tem 41% e Flávio Bolsonaro aparece com 37% no 1º turno

Segundo a pesquisa, 3% dos entrevistados declararam que pretendem votar em branco ou nulo. O mesmo percentual, de 3%, corresponde aos eleitores que disseram não saber.

mais notícias

+

Newsletter