Lula e Danilo Cabral Foto: Divulgação
Foi publicada nesta quinta-feira (7), no Diário Oficial da União, a exoneração de Danilo Cabral (PSB) da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A decisão oficializa o encerramento de sua gestão após dois anos e dois meses à frente da autarquia vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Durante seu período como superintendente, Danilo Cabral foi reconhecido por tirar a Sudene do isolamento institucional e por reforçar o papel da entidade como articuladora de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional. A exoneração de Danilo Cabral gerou repercussão política em Pernambuco, onde ele recebeu amplo apoio de diversos setores.
Em entrevista, Cabral agradeceu à rede de solidariedade que se formou após o anúncio de sua saída. “Agradeço de forma sincera e profunda esse gesto que gerou, de certa forma, uma inédita unidade, em tempos recentes, em Pernambuco”, afirmou.
Questionado sobre os motivos da exoneração, o ex-superintendente disse que não recebeu explicações detalhadas durante sua conversa com o ministro Waldez Góes, responsável pela pasta. Ele destacou, no entanto, que sua atuação sempre foi guiada pela defesa dos interesses regionais.
“Se a minha saída foi gerada pela defesa de Pernambuco, levo esse custo político em qualquer condição. Onde tiver o interesse de Pernambuco, vou defender. Não fui para a Sudene para defender um estado isoladamente ou um grupo empresarial, fui para cumprir um papel em nome do desenvolvimento da região Nordeste. Se isso contrariou alguém, preciso frisar que meu compromisso, minha trajetória de vida foi em defesa de Pernambuco e, na Sudene, do Nordeste”, declarou.
A exoneração de Danilo Cabral ocorre em meio a movimentações políticas e realinhamentos dentro do governo federal. A Sudene é responsável por articular programas e projetos estruturantes para os estados nordestinos e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Até o momento, não foi divulgado oficialmente o nome do sucessor de Cabral no comando da instituição.
3
15:17, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
mais notícias
+