Presidente Lula. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A pesquisa AtlasIntel/Bloomberg, divulgada nesta sexta-feira, 7 de março, mostra crescimento na avaliação negativa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo o levantamento, 50,85% dos entrevistados consideram o governo ruim/péssimo, enquanto 37,6% acham ótimo/bom.
O estudo também apontou um aumento na desaprovação de Lula, que chegou a 53%, enquanto a aprovação ficou em 45,7%. Em janeiro, esses números eram de 51,4% e 45,9%, respectivamente.
De acordo com a empresa, 5.710 pessoas foram ouviras entre os dias 24 e 27 de fevereiro, por meio de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR).
A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos, com o nível de confiança de 95%.
Os dados mostram um aumento na rejeição em relação ao último levantamento da AtlasIntel, realizado em janeiro deste ano, quando a desaprovação era de 46,5%. Na ocasião, a avaliação positiva do governo era de 37,8%.
Pesquisa CNT divulgada no dia 25 de fevereiro, mostra que a possível reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não é aprovada pela maioria da população.
Para 64,8% dos entrevistados, o petista não merece ser reeleito para mais quatro anos de governo pelos resultados apresentados até aqui.
As eleições são em outubro de 2026, o que significa que muito ainda pode acontecer nos próximos meses para mudar a percepção da população sobre a gestão petista.
O retrato identificado pela pesquisa, no entanto, é desfavorável ao presidente. Apenas 31,7% dos entrevistados disseram que Lula merece ser reeleito para mais quatro anos de mandato.
A Pesquisa CNT questionou os entrevistados sobre a idade do presidente da República.
Em 2026, Lula terá 80 anos durante a campanha. Os entrevistadores perguntaram qual avaliação a população fazia a respeito deste fato.
Para 43,6%, a idade não é um fator relevante. Para 36,2%, se trata de um problema, porque preferem líderes mais jovens; 17,3% disseram que a idade avançada do petista é uma vantagem, porque preferem líderes mais experientes.
O atual presidente tem contra si a comparação feita entre sua gestão e a de Jair Bolsonaro. Para 44,5%, o governo Lula é pior que o do ex-presidente.
Para 36,4%, a gestão petista é melhor. Em janeiro de 2024, Lula tinha uma vantagem significativa nesse quesito em relação a Bolsonaro: 48% dos entrevistados consideravam sua gestão melhor que a do ex-presidente, enquanto apenas 29% diziam que era pior.
2
00:32, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+