30 de abril de 2024 às 16:09 - Atualizado às 16:10
Transnordestina. Transnordestina.
O governo federal, por meio da Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes, lançou o edital de contratação da empresa que irá elaborar o projeto executivo de engenharia para a implantação da Ferrovia Transnordestina, no trecho entre Salgueiro e o Porto de Suape, em Pernambuco.
A abertura das propostas deve ocorrer no próximo mês.
O segmento, que havia sido excluído do contrato de concessão na gestão anterior, receberá cerca de R$450 milhões em investimento nos próximos anos, através de recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
De Eliseu Martins, no Piauí, até o Porto de Pecém, no Ceará, a Transnordestina terá uma extensão de mais de 1,2 mil quilômetros, passando por 53 municípios dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.
A construção do que viria a ser a Transnordestina foi iniciada em 1959. Porém, logo o projeto foi interrompido por ter sido considerado economicamente inviável.
Somente cinco décadas depois, em 2006, durante o primeiro mandato do presidente Lula, o Governo Federal retomou o projeto da grandiosa ferrovia, dando seguimento às obras. O orçamento atual do empreendimento é de R$15 bilhões.
Executada com capacidade de transportar 30 milhões de toneladas por ano, a Transnordestina é sinônimo de redução dos custos de transportes dos produtos provenientes dos pólos industriais, minerais e de agronegócios existentes na região Nordeste.
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O novo decreto promove a "repristinação", ou seja, o restabelecimento do decreto que previa a aliquota zero do imposto.
Apesar de ser mais comum na região amazônica, esse vetor tem se expandido para outras regiões do país nos últimos dois anos.
O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 667,49.
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