Pernambuco, 18 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

PERNAMBUCO vai receber do MINISTÉRIO DA SAÚDE quase 90 MIL testes rápidos para diagnóstico da DENGUE

A ação vai ampliar a identificação precoce dos casos, especialmente em municípios distantes e com acesso limitado a serviços laboratoriais. 

22 de janeiro de 2025 às 20:31   - Atualizado às 20:57

Teste rápido para diagnóstico da Dengue

Teste rápido para diagnóstico da Dengue Imagem: iStock

O Ministério da Saúde anunciou, na terça-feira, 21 de janeiro, que vai distribuir 87,6 mil testes rápidos para diagnóstico de dengue em Pernambuco. A iniciativa faz parte de um total de 6,5 milhões que serão enviados para todo o país. 

Ainda segundo o Governo Federal, será a primeira vez que a pasta enviará esse tipo de teste para detectar a dengue. A ação vai ampliar a identificação precoce dos casos, especialmente em municípios distantes e com acesso limitado a serviços laboratoriais. 

O investimento soma mais de R$ 17,3 milhões. A distribuição vai começar na próxima semana e os gestores estaduais serão orientados por meio de uma nota técnica com critérios de uso. Do total, serão distribuídos 4,5 milhões de testes na primeira remessa. 
 
Os dois milhões de testes restantes serão utilizados como estoque estratégico para atender as localidades que possam apresentar acréscimo no número de casos e necessitem de uma resposta rápida no diagnóstico. O processo de aquisição dos testes rápidos foi iniciado em 2024. 

Mais testes

O Sistema Único de Saúde (SUS) já possui outros dois tipos de testes para identificação da dengue: o biologia molecular e o sorológico, ambos disponíveis nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen). Com o anúncio do Ministério da Saúde, a população passa a contar com uma terceira opção, que é o teste rápido, capaz de detectar a presença do vírus da dengue, mas sem identificar o sorotipo. Esses testes estarão disponíveis na rede pública, como Unidades Básicas de Saúde, conforme a distribuição da gestão local. 

Nota técnica

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, explica que o teste é uma ferramenta para ampliar a assistência na rede de atendimento local. "Não podemos esquecer a importância da manutenção da coleta das amostras para a vigilância epidemiológica, uma vez que o teste rápido não diferencia os sorotipos da dengue e nem outras arboviroses, como zika e chikungunya”, acrescenta. 

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

17:13, 18 Mar

Descrição da imagem

29

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Deputados e manifestações
votação

PL da Anistia: acompanhe em tempo real o posicionamento dos deputados

Mapa Interativo Revela a Dinâmica da Votação e Pressões no Congresso

GOVERNO LULA cortará 246 MIL famílias do programa Bolsa Família; saiba motivo
Redução

Governo Lula propõe cortar R$ 7,7 bilhões do Bolsa Família para fechar Orçamento

A medida faz parte de um conjunto de ajustes necessários para a execução de outros programas sociais, como o Auxílio-Gás. 

Presidente Lula em evento do programa Mais Médicos.
Aumento

Mais Médicos: governo Lula anuncia edital com 2.279 novas vagas

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a ampliação está relacionada à prioridade de sua gestão de reduzir o tempo de espera para o atendimento especializado.

mais notícias

+

Newsletter