Pernambuco, 14 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PERNAMBUCO vai receber do MINISTÉRIO DA SAÚDE quase 90 MIL testes rápidos para diagnóstico da DENGUE

A ação vai ampliar a identificação precoce dos casos, especialmente em municípios distantes e com acesso limitado a serviços laboratoriais. 

22 de janeiro de 2025 às 20:31   - Atualizado às 20:57

Teste rápido para diagnóstico da Dengue

Teste rápido para diagnóstico da Dengue Imagem: iStock

O Ministério da Saúde anunciou, na terça-feira, 21 de janeiro, que vai distribuir 87,6 mil testes rápidos para diagnóstico de dengue em Pernambuco. A iniciativa faz parte de um total de 6,5 milhões que serão enviados para todo o país. 

Ainda segundo o Governo Federal, será a primeira vez que a pasta enviará esse tipo de teste para detectar a dengue. A ação vai ampliar a identificação precoce dos casos, especialmente em municípios distantes e com acesso limitado a serviços laboratoriais. 

O investimento soma mais de R$ 17,3 milhões. A distribuição vai começar na próxima semana e os gestores estaduais serão orientados por meio de uma nota técnica com critérios de uso. Do total, serão distribuídos 4,5 milhões de testes na primeira remessa. 
 
Os dois milhões de testes restantes serão utilizados como estoque estratégico para atender as localidades que possam apresentar acréscimo no número de casos e necessitem de uma resposta rápida no diagnóstico. O processo de aquisição dos testes rápidos foi iniciado em 2024. 

Mais testes

O Sistema Único de Saúde (SUS) já possui outros dois tipos de testes para identificação da dengue: o biologia molecular e o sorológico, ambos disponíveis nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen). Com o anúncio do Ministério da Saúde, a população passa a contar com uma terceira opção, que é o teste rápido, capaz de detectar a presença do vírus da dengue, mas sem identificar o sorotipo. Esses testes estarão disponíveis na rede pública, como Unidades Básicas de Saúde, conforme a distribuição da gestão local. 

Nota técnica

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, explica que o teste é uma ferramenta para ampliar a assistência na rede de atendimento local. "Não podemos esquecer a importância da manutenção da coleta das amostras para a vigilância epidemiológica, uma vez que o teste rápido não diferencia os sorotipos da dengue e nem outras arboviroses, como zika e chikungunya”, acrescenta. 

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:08, 14 Set

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O candidato à Presidência da República Renan Santos (Missão), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o  o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Eleições

"Eu vou me apoiar": Renan Santos diz que estará no 2º turno e não apoiará Lula nem Flávio Bolsonaro

Se eleito, o candidato promete que terá a vereadora de São Paulo Amanda Vettorazzo (União) como secretária-geral da Presidência e o deputado federal Kim Kataguiri à frente de um "super ministério".

Lula, Presidente da República
Eleições

Pesquisa BTG/Nexus: aprovação do governo Lula chega a 47% entre eleitores brasileiros

A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT),  Flávio Bolsonaro (PL) e o escritor Augusto Cury (Avante).
Disputa

Pesquisa BTG/Nexus mostra empate técnico entre Lula e Flávio, 47% a 46%, e Cury, 45% a 42%, no 2º turno

A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 2.003 eleitores entre os dias 11 e 13 de setembro.

mais notícias

+

Newsletter