Pernambuco, 06 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra em órgãos públicos; entenda norma

O presidente sancionou a lei na última sexta (14), mas só entrou em vigor na segunda, 17 de novembro.

Gabriel Alves

18 de novembro de 2025 às 09:32   - Atualizado às 09:32

Presidente Lula e protesto com cartaz escrito em linguagem neutra.

Presidente Lula e protesto com cartaz escrito em linguagem neutra. Fots: Gov.br e Parada LGBT. Arte: Portal de Prefeitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, última na sexta (14), a lei que institui a Política Nacional de Linguagem Simples e proíbe o uso de novas flexões de gênero em documentos públicos de todos os Poderes. A norma entrou em vigor na segunda-feira, 17 de novembro, com a publicação no Diário Oficial da União.

A legislação determina que União, estados e municípios passem a adotar textos objetivos, com frases curtas e vocabulário de uso comum, para facilitar o entendimento das informações e reduzir a necessidade de intermediários entre governo e população.

Entre as regras, a lei veda o uso de formas de flexão de gênero e número que não estejam previstas na gramática oficial, no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa ou no Acordo Ortográfico, o que inclui a linguagem neutra em atos e comunicações formais da administração pública.

O texto também estabelece diretrizes obrigatórias, como organizar as informações mais importantes no início, evitar jargões, explicar termos técnicos, priorizar a voz ativa e garantir acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência.

Lula vetou um trecho que criava a função de um servidor responsável por fiscalizar a aplicação da linguagem simples nos órgãos públicos. Segundo o governo, o dispositivo contrariava normas constitucionais por interferir na estrutura administrativa.

Veja Também

A nova lei autoriza que cada ente federativo elabore suas próprias orientações internas para implementar a política de Linguagem Simples. Se quiser, preparo versões para rádio, redes ou um título alternativo.

Liguagem neutra

A professora e doutora em Saúde Pública Maria Inês da Silva Barbosa deixou a 15ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, realizada na quarta-feira (30), após uma discussão com o prefeito Abilio Brunini relacionada ao uso de pronomes neutros durante sua palestra.

O episódio ocorreu na abertura da conferência, organizada pelo Conselho Municipal de Saúde, órgão independente da Prefeitura de Cuiabá. Segundo informações divulgadas por entidades da sociedade civil, o prefeito se irritou com o uso da linguagem neutra, classificando a prática como “doutrinação ideológica”.

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:38, 06 Out

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Eleições 2026: com 100% das seções totalizadas, Flávio tem 47,03% e Lula, 45,16%.
Resultado

Eleições 2026: com 100% das seções totalizadas, Flávio tem 47,03% e Lula, 45,16%

O senador terminou o primeiro turno com 2.224.965 votos a mais que o petista, uma diferença de 1,87 ponto percentual. Com o resultado, os dois candidatos avançam para o segundo turno.

Sede do Tribunal Superior Eleitoral
Motivo

TSE explica atraso na divulgação dos resultados do 1º turno por congestionamento de dados

Presidente do tribunal, Kassio Nunes Marques, afirmou que fluxo de dados acima do normal provocou atraso de cerca de uma hora.

Idosos exercem direito do voto.
Cidadania

Quando será o segundo turno das Eleições 2026? Veja a data da nova votação

A eleição presidencial é decidida em segundo turno quando nenhum candidato obtém mais da metade dos votos válidos no primeiro turno. 

mais notícias

+

Newsletter