10 de setembro de 2024 às 16:53 - Atualizado às 17:11
Presidente Lula. Foto: Ricardo Strucker
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse, na Amazônia, que muitas queimadas são propositais e feitas em propriedades privadas. Ele discursou em Tefé (AM), região afetada pelas secas na maior floresta úmida do mundo.
"Sabemos que no Brasil muitas queimadas são propositais, muitas queimadas são feitas em propriedades privadas", afirmou o presidente da República - ele mencionou como exemplo as do Pantanal.
Lula disse que seu governo está "cuidando para que a floresta fique de pé".
Também afirmou que sua visita ao local é para mostrar que sua gestão leva a sério o combate à seca, ao desmatamento e ao fogo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou, nesta segunda-feira, 9 de setembro, um alerta laranja de perigo para 12 estados brasileiros e o Distrito Federal (DF) devido à baixa umidade.
Segundo o instituto, nesses locais a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e riscos à saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça.
Além do DF, o alerta vale para os estados de Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, São Paulo e Maranhão. Em alguns locais a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 12%.
Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular
O instituto também emitiu um alerta amarelo, de perigo potencial, para os estados do Acre, Amazonas, Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul. Nesses locais, a umidade relativa do ar deve oscilar entre 30% e 20%.
A baixa umidade causa ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Entre as recomendações estão beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, evitar a prática de atividades físicas. Também são recomendados o uso hidratante para pele e umidificar o ambiente.
1
2
3
03:26, 15 Out
23
°c
Fonte: OpenWeather
Diretor da estatal afirmou que o item é parte importante da transição energética e que o Governo Lula têm como objetivo colocar preços competitivos para consumidores para ajudar na sua massificação.
Dentre os estados com lotação, Pernambuco se encontra em quarto lugar, ficando atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O presidente afirmou que a população pobre quer ser "enxergada" pelo Executivo federal.
mais notícias
+