Pernambuco, 11 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

COP30: após resistir decretar GLO ao Rio, Lula autoriza Forças Armadas em evento climático no Pará

O decreto atende a pedido do governador do Estado do Pará, Helder Barbalho (MDB), e segue o mesmo procedimento adotado em outras operações de GLO.

Gabriel Alves

04 de novembro de 2025 às 13:04   - Atualizado às 13:04

Lula ao lado do governador do Pará Helder Barbalho (MDB).

Lula ao lado do governador do Pará Helder Barbalho (MDB). Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto que autoriza o emprego das Forças Armadas em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) entre 2 e 23 de novembro de 2025, em razão da realização da Reunião da Cúpula de Líderes e da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Os eventos serão em Belém, na capital do Pará, e incluem mais de 140 delegações estrangeiras, com mais de 50 chefes de Estado ou de Governo.

O decreto atende a pedido do governador do Estado do Pará, Helder Barbalho (MDB), e segue o mesmo procedimento adotado em outras operações de GLO, como as realizadas por ocasião da Cúpula do G20 e da reunião dos BRICS, que ocorreram no Rio de Janeiro (RJ). O texto foi publicado na edição desta segunda, 3 de novembro, do Diário Oficial da União.

A medida também contempla ações nos municípios de Altamira e Tucuruí, voltadas à proteção de infraestruturas críticas — como usinas hidrelétricas, portos, aeroportos, estações de tratamento de água e vias de acesso. O propósito é assegurar a integridade de instalações e serviços estratégicos durante o período dos eventos.

Integração

As Forças Armadas vão atuar em coordenação com os órgãos de segurança pública federais e estaduais, com o objetivo de garantir a segurança das delegações, chefes de Estado, autoridades estrangeiras e representantes da sociedade civil, além de preservar a ordem pública e a normalidade das atividades locais.

Complementar

A atuação do efetivo militar busca complementar a capacidade operacional das forças policiais locais, contribuindo para a proteção das áreas de realização da COP30 e da Cúpula de Líderes e para o êxito dos eventos internacionais sediados no Brasil.

Conteúdos Recomendados

O evento

A COP30 é um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. É considerado um dos principais eventos do tema no mundo. A Conferência representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global.

O evento permite ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar sua atuação histórica em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20.

Rio de Janeiro

Na última terça-feira, 28 de outubro, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou que estava "lutando sozinho" no enfrentamento ao crime e que o Governo Federal se recusou a decretar uma GLO. As falas se deram após a megaoperação nos complexos da Penha e Alemão, que resultou em 121 mortes, entre elas, quatro policiais sendo dois civis e dois do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE-RJ).

Porém, o gestor estadual carioca recebeu a resposta do Palácio do Planalto, afirmando que nunca recebeu pedido formal de GLO e que as Forças Armadas só podem atuar mediante decreto presidencial.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:38, 11 Nov

Imagem Clima

31

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Reembolso dos descontos ilegais do INSS.
Adiado

Fraude no INSS: Governo Lula prorroga prazo para pedido de ressarcimento; saiba quando

O esquema de descontos indevidos foi revelado pela Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Governadora de Pernambuco Raquel Lyra na COP30.
Sustentabilidade

Raquel Lyra lidera comitiva pernambucana na COP-30 com foco em energia limpa

Governadora participa de painéis estratégicos, encontra rainha da Dinamarca e busca parcerias para transição energética em Suape.

Lula na abertura da COP30.
Vídeo

Lula diz que é preciso 'impor nova derrota' aos negacionistas no discurso de abertura da COP30

O presidente defendeu que a governança global precisa contribuir a favor de uma transição justa para economias de baixo carbono que evite um colapso climático planetário.

mais notícias

+

Conteúdos Recomendados

Newsletter