Pernambuco, 26 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula fará pronunciamentos a cada 15 dias no rádio e na TV para anunciar medidas do governo

A decisão faz parte de uma estratégia recomendada pelo novo ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), Sidônio Palmeira, com o objetivo de aumentar a popularidade do presidente.

Ricardo Lélis

28 de fevereiro de 2025 às 16:38   - Atualizado às 16:40

Presidente Lula

Presidente Lula Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará a fazer pronunciamentos em cadeia nacional de rádio e TV a cada 15 dias para divulgar medidas e programas do governo federal.

A decisão faz parte de uma estratégia recomendada pelo novo ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), Sidônio Palmeira, com o objetivo de aumentar a popularidade do presidente, segundo informações da Folha de S.Paulo.

O primeiro pronunciamento desse formato foi ao ar na última segunda-feira (24), quando Lula anunciou o pagamento da poupança estudantil do programa Pé-de-Meia e a gratuidade de medicamentos na Farmácia Popular.

A abordagem adotada pelo presidente foi informal, com uma linguagem acessível, buscando maior proximidade com a população.

A iniciativa ocorre dias após Lula afirmar que nem mesmo seus ministros estavam suficientemente informados sobre as ações do governo.

Veja Também

"Cabe ao governo fazer as coisas corretas e dar informação para vocês. Porque um governo que não dá informações, às vezes, não tem como militante defender. E eu sei que nós não demos as informações", disse o presidente durante a comemoração dos 45 anos do Partido dos Trabalhadores, ocorrido no último sábado (22).

Reprovação de Lula

O terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou 13 pontos percentuais nos últimos três meses, uma avaliação muito negativa segundo pesquisa.

O apontamento foi realizado pela Confederação Nacional de Transportes (CNT), divulgada na terça-feira (25). 

Entre os brasileiros que avaliam a gestão de Lula forma negativa, 12% afirmam que o governo é ruim, e 32% julgam ser péssimo. Somados, os números atingem 44%. Em novembro de 2024, a mesma pesquisa registrou 31% de rejeição ao governo.

Os brasileiros que avaliam positivamente totalizam 28,7%. Em relação ao último trimestre, quando o governo teve 35% de aprovação, os números caíram cerca de sete pontos percentuais.

O número de brasileiros que avaliam a gestão do presidente como ótima ou boa é o menor em 20 anos. 

As piores avaliações do governo vem da economia (32%), segurança (20%) e saúde (13%), enquanto os brasileiros avaliam positivamente ajuda aos mais pobres (22%), educação (12,8%) e relações internacionais (10,7%).

A população demonstrou pessimismo em relação a emprego e renda mensal para os próximos seis meses: 35% dos brasileiros acreditam que o emprego não avançará, enquanto 31,7 % imaginam que vai piorar, e 30% creem em melhora.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:52, 26 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, e o senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP  Foto: Divulgação/PP
Eleições 2026

Homologada: Federação União Progressista recebe aval do TSE e redefine cenário político

Autorizada pelo TSE, a união entre as legendas sob comando de Antonio Rueda cria um superbloco partidário focado em estabilidade e disciplina fiscal.

Renan Santos e Presidente Lula
Eleições 2026

Crescimento de Renan Santos entre jovens desafia estratégia do governo Lula

Presidente do partido Missão salta para 24,7% de intenções de voto na faixa de 16 a 24 anos; desaprovação ao governo federal dispara no mesmo segmento.

Cartelas da Mega-Sena juntas.
Jogo

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 17 milhões nesta quinta (26/03)

O sorteio da Mega-Sena terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

mais notícias

+

Newsletter